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A historiografia da educação física escolar registra várias tendências e abordagens pedagógicas, todas elas marcadas pelas demandas científicas sociais e políticas do seu tempo. Dentre essas tendências, pode-se identificar uma que apresenta forte caráter eugênico, defesa da ideia de saúde utilitarista e um acentuado caráter médico, chamada de
A literatura científica sobre a histórica da educação física destaca o aparecimento e a sucessão de várias tendências. Tendências essas que apresentaram distintas identidades que refletiram as mudanças científicas, pedagógicas, sociais e políticas brasileiras. Portanto, pode-se afirmar que as tendências da educação física no Brasil foram:
Le Boulch nos ensina que o desenvolvimento psicomotor precisa respeitar algumas etapas e características por faixa-etária. As fases estabelecidas pelo autor são:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais, embora datados ainda da década de 1990, têm importância na organização histórica do ensino da Educação Física escolar brasileira. Uma de suas contribuições é a demarcação dos conteúdos em procedimental, conceitual e atitudinal.
Sobre o tema, é correto afirmar que
A competição é marca histórica ligada às raízes da Educação Física escolar brasileira. O trabalho resumido ao esporte ajudou no cultivo desses traços curriculares. No entanto, as contribuições de Fabio Brotto auxiliam a romper com a noção de que apenas a competição é suficiente para a vivência da Educação Física na escola.
Neste sentido, a contribuição do autor no intuito de romper com a competição exacerbada na Educação Física escolar está melhor representada pelo uso de jogos