Filtrar


Questões por página:
A década de 1980 demarcou uma ruptura com as concepções de Educação Física. A ideia de que a disciplina, no contexto escolar, objetivava a formação de atletas para a prática esportiva passou a ser intensamente criticada. Nesse contexto, a abordam crítico-superadora estabeleceu a relevância social da Educação Física a partir do trabalho focado na
Assinale a opção que indica o referencial teórico que sustenta a abordagem crítico-superadora.
Na década de 1980, a área da Educação Física no Brasil passou por um processo de reflexão teórica marcado pelo surgimento de um debate epistemológico acerca do tema corporeidade. O paradigma da motricidade humana surge como crítica ao pensamento de Educação Física que vê o corpo como o meio mecânico para alcançar a saúde. Nesse contexto, a epistemologia da motricidade humana apresenta como principal representante
A abordagem pedagógica do ensino da Educação Física que se fundamenta na Antropologia. O seu autor afirma que a Educação Física trata com conteúdos culturais, ou seja, atua com o ser humano nas suas manifestações culturais relacionadas ao corpo e ao movimento. Considera a cultura como patrimônio da sociedade e, para ele, toda técnica corporal é uma técnica cultural, não havendo melhor ou pior técnica, sendo esta ou aquela a mais correta. Defende o princípio da alteridade.” Trata-se da seguinte abordagem:
“No início do século XX, a Educação Física, ainda sob o nome de ginástica, foi incluída nos currículos dos estados da Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo. Nessa mesma época, a educação brasileira sofria uma forte influência de um movimento que evidenciou a importância da Educação Física no desenvolvimento integral do ser humano.” Trata-se do movimento: