Filtrar


Questões por página:
“A partir da década de 80 surgem os chamados Movimentos Renovadores da Educação ou Progressistas, no âmbito da Educação Física Brasileira, buscando dar um novo significado a essa disciplina na escola [...] (BRACHT,1999; DARIDO,1999).” Ante a descrição acima surgem várias abordagens, cada uma com suas especificidades, mas convergindo para um mesmo ponto, propondo:
A Educação e a Educação Física inseridas no bojo das políticas públicas refletem em alguma medida a perspectiva em que o governo que exerce as funções de estado. No que diz respeito a Educação Física escolar na década de 1970, analise as afirmativas:

I. O governo militar investiu na Educação Física em função de diretrizes pautadas no nacionalismo, na integração (entre os Estados) e na segurança nacionais objetivando tanto a formação de um exército composto por uma juventude forte e saudável como a desmobilização das forcas políticas oposicionistas.
II. As atividades esportivas também foram consideradas importantes na melhoria da força de trabalho para o milagre econômico brasileiro. Nesse período, estreitaram-se os vínculos entre esporte e nacionalismo. Nele, o envolvimento da Educação Física é com o desenvolvimento da criança, com o ato de aprender, com os processos cognitivos, afetivos e psicomotores, ou seja, buscando garantir a formação integral do aluno.
III. A Educação Física neste período deu ênfase à aptidão física, tanto na organização das atividades como no seu controle e avaliação, e a iniciação esportiva, a partir da quinta séries se tornou um dos eixos fundamentais de ensino; buscava-se a descoberta de novos talentos que pudessem participar de competições internacionais, representando a pátria.
IV. Nesse período, o chamado modelo piramidal norteou as diretrizes políticas para a Educação Física: a Educação Física escolar e o desporto estudantil seriam a base da pirâmide; a melhoria da aptidão física da população urbana e o empreendimento da iniciativa privada na organização desportiva para a comunidade, comporiam o desporto de massa, o segundo nível da pirâmide.

Estão corretas as afirmativas:
A Educação Física escolar ao longo da história no Brasil se caracterizou sob diferentes perspectivas. Estas diferentes caracterizações da Educação Física ao longo da história recrutaram conteúdos que foram significativos aos seus respectivos momentos. Assinale a alternativa que apresenta cronologicamente, desde sua introdução até os dias atuais, os conteúdos que foram representativos / paradigmáticos da Educação Física na escola.
A história da Educação Física na primeira metade do século XX mostra que a mesma sofreu ao longo desde período a influência de diferentes correntes de pensamento filosófico, tendências políticas, científicas e pedagógicas. Sobre este aspecto analise as afirmativas:

I. Até a década de 50, a Educação Física ora sofreu influências provenientes da filosofia positivista, da área médica (por exemplo, o higienismo) de interesses militares (nacionalismo, instrução pré-militar).
II. Em meados do século XX ocorreram mudanças tanto a Educação Física quanto a educação de modo geral influenciada pelo pensamento pedagógico de então, como por exemplo a vertente escola-novista.
III. A partir da segunda metade do século XX ocorreu a importação de modelos e práticas corporais, como os sistemas ginástico alemão e sueco e o método francês.

Estão corretas as afirmativas.
A legislação referente à Educação Física (EF) no Brasil teve início em 1851, através da Lei nº 630, de 17 de setembro, que incluiu a ginástica no currículo das escolas primárias do Município da Corte, que era o Rio de Janeiro. Acerca da EF escolar brasileira em meados do Século XIX é incorreto afirmar que