Filtrar


Questões por página:
Soares (2001) menciona que os pressupostos da moralidade sanitária se instauraram no Brasil a partir da segunda metade do séc. XIX e que tal moralidade sanitária constitui, nessa época, em nosso país, uma das bases de uma Educação Física
Na década de 70, a Educação Física foi vista como algo que poderia cumprir a importante função de manter a ordem e o progresso no Brasil. Investiu-se nela, adotando-se diretrizes pautadas no nacionalismo, na integração e segurança nacionais, e na formação de um exército composto por uma juventude forte e saudável. Essas ações constituíam tentativas de desmobilizar as forças políticas oposicionistas.

Essas ações ocorreram por imposição
A Educação Física que se ensinava no Brasil nas décadas de 20 e 30 do séc. XX era baseada em métodos europeus. Esses métodos incluíam, entre outros, o sueco, o alemão, o francês, e faziam parte de um movimento mais amplo, de natureza cultural e política, que representou a primeira sistematização científica da Educação Física no Ocidente.

Esse movimento ficou conhecido como Movimento
Embora a elite imperial do séc. XIX estivesse de acordo com os pressupostos higiênicos e físicos, havia uma forte resistência em relação à realização de atividades físicas por conta da associação que se fazia entre o trabalho físico e o trabalho escravo. Qualquer ocupação, que implicasse em esforço físico, era vista com maus olhos e considerada de menor importância. Essa atitude dificultava que a prática de atividades físicas nas escolas se tornasse obrigatória.

Nessa conjuntura, o incentivo à prática de atividade física ficou restrito a instituições que visavam formar indivíduos saudáveis e fortes que pudessem atuar em defesa da pátria.

Essas instituições eram as
Em meados do séc. XIX existia no pensamento político e intelectual brasileiro uma forte preocupação com a pureza da raça branca. Como a população de escravos negros no país era muito grande, existia o temor de uma “mistura" que “desqualificasse" a raça branca. Dessa forma, a educação sexual associada à Educação Física deveria incutir nos homens e mulheres a responsabilidade de manter essa “pureza" e “qualidade" da raça branca.

Esse ideário, no qual a Educação Física exerce um papel de segregação racial, foi denominado de