Filtrar


Questões por página:
No Brasil, na década de 1930 foi realizada a primeira referência explícita à Educação Física em textos constitucionais federais, incluindo-a no currículo como prática educativa obrigatória (e não como disciplina curricular), junto com o ensino cívico e os trabalhos manuais em todas as escolas brasileiras. Levando em consideração esse contexto, assinale alternativa que indica de forma correta o ano em que ocorreu esses acontecimentos.
Em XX a educação brasileira sofria uma forte influência do movimento escolanovista, que evidenciou a importância da Educação Física no desenvolvimento integral do ser humano. Essa conjuntura possibilitou que profissionais da educação, na III Conferência Nacional de Educação discutissem os métodos, as práticas e os problemas relativos ao ensino da Educação Física. De acordo com esse contexto, assinale a alternativa que indica o ano que foi realizada a III Conferência Nacional de Educação.
No início do século XX, a Educação Física, ainda sob o nome de ginástica, foi incluída nos currículos de alguns Estados Brasileiros. Assinale a assertiva que evidencia um Estado que não participou dessa inclusão na época especificada.
No decorrer da história da Educação Física brasileira, é possível constatar diferentes entendimentos e tratamentos direcionados aos corpos masculinos e aos corpos femininos. Na atualidade, as aulas de Educação Física coeducativas são recomendadas. Para trabalhar com aulas coeducativas, é importante que o professor desse componente curricular saiba que elas
Soares (2001) afirma que o séc. XIX é importante para o entendimento da Educação Física brasileira porque é neste século que conceitos básicos sobre o corpo e sua utilização como força de trabalho se formaram. Nas ciências sociais dessa época, predominou o pensamento naturalista do positivismo, e a abordagem positivista de ciência produz um conjunto de teorias que passam a justificar as desigualdades