Filtrar


Questões por página:

O Behaviorismo tem como seu objeto de estudo o comportamento humano. Alguns conceitos são básicos no entendimento desta teoria. Relacione as colunas abaixo de acordo com a ideia principal de cada conceito:

I. Reforço II. Comportamento Respondente III. Extinção

(__)Procedimento no qual uma resposta deixa abruptamente de ser reforçada. Como conseqüência, a resposta diminuirá de freqüência e até mesmo poderá deixar de ser emitida.

(__)Aumenta as chances de um comportamento voltar a ocorrer.

(__)É o que usualmente chamamos de "não-voluntário" e inclui as respostas que são eliciadas ("produzidas") por estímulos antecedentes do ambiente.

mostrar texto associado

Tendo o fragmento de texto acima como referência e considerando a amplitude do tema que ele aborda, julgue o item subsequente:


A Terapia Analítico-Comportamental combina técnicas da Psicanálise com princípios da Análise do Comportamento para tratar transtornos psicológicos.

Aprendizagem pelas consequências: Nosso conhecimento sobre o comportamento respondente nos ajuda a compreender parte do comportamento e da aprendizagem humana, sobretudo no que diz respeito às emoções. B. F. Skinner classifica o comportamento Operante como?
Os conceitos de estímulo e resposta não podem ser entendidos separadamente. Qualquer evento do meio se torna um estímulo se for seguido por uma resposta.

Fonte: PILETTI,2017.

Considere esse assunto na análise das proposições I e II a seguir.

I. Estímulos (externos) chegam ao indivíduo que produz respostas (internas ou comportamentais). A instalação de novos comportamentos pela repetição das associações E (estímulo) + R (reforço) define a aprendizagem por condicionamento.

PORQUE


II. Para que o condicionamento aconteça, é necessário realizar a alternância de comportamento, pareando sempre um estímulo neutro junto ao condicionando e, assim, obter a resposta condicionada.


Assinale a alternativa CORRETA.
Skinner reconhece que a punição é a mais comum das formas de controle do comportamento humano na vida moderna. No entanto, coloca que tal técnica é bastante questionável e seu uso deve ser evitado, pois, apesar de seu uso ser reforçado a quem aplica a punição pela supressão imediata do comportamento indesejado, a longo prazo a punição tem pouca efetividade, e gera subprodutos indesejados além de apenas indicar o que está errado sem apontar para o certo.

Fonte: PILETTI,2017.

Skinner aponta como alternativa à punição: