Filtrar


Questões por página:

Para BOCK (2008): “Provavelmente, a Psicologia jamais terá um único paradigma confiável que possa ser adotado por todos sem questionamentos (ao menos por um dado período). Isso porque a Psicologia é uma ciência humana e as ciências humanas são caracterizadas pela contaminação que sofrem por estudar o que estudam. (...) As diferentes formas de pensar a Psicologia representam a própria riqueza do ser humano e sua capacidade múltipla de pensar sobre si mesmo.”


Desta forma, entende-se que o desenvolvimento das diversas Teorias Psicológicas contribuem para o conhecimento do psiquismo humano. Relacione as Teorias Psicológicas aos enunciados correspondentes.


Teorias Psicológicas:

(I) Teoria de Campo.

(II) Abordagem Cognitiva.

(III) Behaviorismo.

(IV)Perspectiva Humanista.


Enunciados:

(A)Esta teoria demonstra que as interpretações que uma pessoa faz do mundo e de suas vivências são, durante seu desenvolvimento, gradativamente organizadas.

(B)Nela existem três condições vistas como eficazes como instrumento de aperfeiçoamento de condição humana: a consideração positiva incondicional; a empatia e a congruência.

(C)Seu objeto é não só explicar o comportamento humano, mas também a sua natureza. Estuda a totalidade de coexistência de fatos que são concebidos como mutuamente interdependentes.

(D)Argumenta que a Psicologia deve ocupar-se apenas de comportamentos possíveis de serem observados e medidos.


Assinale a alternativa correta:

Segundo Bee, considerando-se o modelo de condicionamento operante de Skinner, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


(1) Reforço negativo.

(2) Punição.

(3) Reforço positivo.


( ) O processo de fortalecimento de um comportamento pela remoção ou cessação de um estímulo desagradável.

( ) A remoção de um estímulo desejável ou a administração de uma consequência desagradável após algum comportamento indesejado a fim de pará-lo.

( ) O processo de fortalecimento de um comportamento pela apresentação de algum estímulo prazeroso ou positivo.

O Behaviorismo define o comportamento como sendo:
Uma das primeiras aplicações de grande escala da ciência do behaviorismo para a psicopatologia e seu uso em terapia behaviorista abriu caminho para as práticas de redução de ansiedade e do medo presentes na vida do indivíduo, permitindo que fobias graves fossem eliminadas. Os indivíduos eram gradualmente apresentados a objetos ou situações que temiam e podiam testar a realidade e ver que nada de ruim acontecia na presença do objeto ou da cena fóbica. Trata-se da Técnica de
B. F. Skinner definiu a personalidade como