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Alice possui 4 anos de idade e chora quando a mãe lhe nega doces antes do almoço. No entanto, esse processo não ocorre de maneira constante, pois há algumas poucas ocasiıes em que a mãe dá o doce antes do almoço para cessar o choro de Alice. Para mudar esse comportamento, a psicóloga comportamental da mãe de Alice sugeriu que ela parasse completamente com o oferecimento de doces fora do momento adequado. Alertou, no entanto, que Alice poderia aumentar a intensidade e a duração do choro.
Na descrição breve desse caso hipotético, há dois processos da análise do comportamento que acontecem claramente. O primeiro com referência à causa do choro de Alice para comer os doces e, o segundo, com relação à sugestão da psicóloga. Assinale a alternativa que contém as respostas corretas sobre esses dois processos:
Sobre a abordagem behaviorista, assinale a alternativa correta:
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Segundo o behaviorismo, a aprendizagem implica a aquisição de comportamentos e o ensino é obtido quando o que é ensinado pode ser colocado em condições de controle e tem comportamentos observáveis, devendo, portanto, a repetição mecânica ser incentivada, pois leva à memorização e, assim, ao aprendizado.
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As teorias do condicionamento definem a aprendizagem como a relação do sujeito com o mundo externo, com consequências no plano da organização das operações cognitivas, que, no ser humano, está subordinada a um processo geral de equilíbrio para o qual tende o desenvolvimento cognitivo como um todo.

Julgue o item que se segue.


No final do século XIX, Watson desenvolveu o Comportamentalismo ou Behaviorismo, no qual a psicologia é concebida como parte das ciências naturais, tomando o comportamento como objeto de estudo a ser investigado por meio de estímulos e respostas, e a personalidade como resultado da experiência e do condicionamento do comportamento. No início do século XX, Skinner defendeu o Comportamentalismo através do Condicionamento operante. As ideias defendias por Skinner dialogam com o mecanicismo proposto por Watson, que reforça o condicionamento reflexo, segundo o qual para toda causa há um efeito e vice-versa, cuja ponte entre causa e efeito seria o sistema nervoso.