Questões de Concurso
Filtrar
45 Questões de concurso encontradas
Página 5 de 9
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de São Cristóvão - SE
Disciplina:
Psicologia
Tendo como referência o behaviorismo, julgue os itens a seguir.
I No condicionamento clássico, um estímulo anteriormente neutro, em associação a um estímulo incondicionado, é capaz de produzir uma reposta condicionada.
II Sequências de estímulos e respostas constituem hábitos.
III Ivan Pavlov buscou compreender o comportamento humano a partir da introspecção.
Assinale a opção correta.
I No condicionamento clássico, um estímulo anteriormente neutro, em associação a um estímulo incondicionado, é capaz de produzir uma reposta condicionada.
II Sequências de estímulos e respostas constituem hábitos.
III Ivan Pavlov buscou compreender o comportamento humano a partir da introspecção.
Assinale a opção correta.
Análise Funcional é um método utilizado pela Análise do Comportamento para identificar as variáveis das quais o comportamento é função. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
Concurso:
Prefeitura de Canto do Buriti - PI
Disciplina:
Psicologia
Os estudiosos do Desenvolvimento oferecem muitas explicações ou teorias sobre por que as pessoas comportam-se da maneira como o fazem. Sobre as perspectivas teóricas do desenvolvimento humano listadas abaixo, julgue V para Verdadeiro ou F para Falso e marque a alternativa que corresponde à sequência do correto julgamento feito:
( ) Pela perspectiva da Aprendizagem, a teoria do Behaviorismo ou teoria tradicional da aprendizagem (Pavlov, Skinner, Watson), tem como crença básica que as pessoas são respondedoras, ou seja, o meio controla o comportamento. As técnicas utilizadas nesta perspectiva são procedimentos (experimentais) rigorosos e científicos.
( ) Pela perspectiva Cognitiva, a teoria dos estágios cognitivos de Piaget, tem como crença básica as mudanças qualitativas no pensamento entre a primeira infância e a adolescência. A pessoa é um iniciador ativo do desenvolvimento. As técnicas utilizadas nesta perspectiva são entrevistas flexíveis, observações meticulosas.
( ) Pela perspectiva Psicanalítica, a teoria Psicossexual de Freud, tem como crença básica que o comportamento é controlado por impulsos inconscientes poderosos. A técnica utilizada nesta perspectiva é a observação clínica.
( ) Pela perspectiva Contextual, a teoria Sociocultural de Vygotsky tem como crença básica que o contexto sociocultural de uma criança tem impacto importante no desenvolvimento. As técnicas utilizadas nesta perspectiva são pesquisa intercultural, observação da criança interagindo com pessoa mais competente.
( ) Pela perspectiva Etológica, a teoria do Apego de Erikson e Miller, tem como crença básica que os seres humanos têm mecanismos adaptativos para sobreviver; ênfase nos períodos críticos ou sensíveis; base biológica e evolutiva do comportamento e predisposição para a aprendizagem são importantes. A técnica utilizada nesta perspectiva é a observação naturalista e laboratorial.
( ) Pela perspectiva da Aprendizagem, a teoria do Behaviorismo ou teoria tradicional da aprendizagem (Pavlov, Skinner, Watson), tem como crença básica que as pessoas são respondedoras, ou seja, o meio controla o comportamento. As técnicas utilizadas nesta perspectiva são procedimentos (experimentais) rigorosos e científicos.
( ) Pela perspectiva Cognitiva, a teoria dos estágios cognitivos de Piaget, tem como crença básica as mudanças qualitativas no pensamento entre a primeira infância e a adolescência. A pessoa é um iniciador ativo do desenvolvimento. As técnicas utilizadas nesta perspectiva são entrevistas flexíveis, observações meticulosas.
( ) Pela perspectiva Psicanalítica, a teoria Psicossexual de Freud, tem como crença básica que o comportamento é controlado por impulsos inconscientes poderosos. A técnica utilizada nesta perspectiva é a observação clínica.
( ) Pela perspectiva Contextual, a teoria Sociocultural de Vygotsky tem como crença básica que o contexto sociocultural de uma criança tem impacto importante no desenvolvimento. As técnicas utilizadas nesta perspectiva são pesquisa intercultural, observação da criança interagindo com pessoa mais competente.
( ) Pela perspectiva Etológica, a teoria do Apego de Erikson e Miller, tem como crença básica que os seres humanos têm mecanismos adaptativos para sobreviver; ênfase nos períodos críticos ou sensíveis; base biológica e evolutiva do comportamento e predisposição para a aprendizagem são importantes. A técnica utilizada nesta perspectiva é a observação naturalista e laboratorial.
Concurso:
Prefeitura de Lajedo - PE
Disciplina:
Psicologia
Analise as afirmativas a seguir:
I. Nas Teorias do Condicionamento, verifica-se a aprendizagem por suas consequências comportamentais. Elas enfatizam as condições ambientais como força propulsora da aprendizagem numa conexão entre um estímulo e uma resposta.
II. Para a Psicologia, o conceito de aprendizagem não é simples e há diversas possibilidades de aprendizagem, ou seja, há diversos fatores que nos levam a apresentar um comportamento que anteriormente não apresentávamos, como o crescimento físico, descobertas, tentativas e erros etc.
III. A aprendizagem cognitiva traz consigo formas de aprendizagem complexas, nas quais a percepção, a compreensão de relações significativas e o conhecimento são críticos.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Nas Teorias do Condicionamento, verifica-se a aprendizagem por suas consequências comportamentais. Elas enfatizam as condições ambientais como força propulsora da aprendizagem numa conexão entre um estímulo e uma resposta.
II. Para a Psicologia, o conceito de aprendizagem não é simples e há diversas possibilidades de aprendizagem, ou seja, há diversos fatores que nos levam a apresentar um comportamento que anteriormente não apresentávamos, como o crescimento físico, descobertas, tentativas e erros etc.
III. A aprendizagem cognitiva traz consigo formas de aprendizagem complexas, nas quais a percepção, a compreensão de relações significativas e o conhecimento são críticos.
Marque a alternativa CORRETA:
O condicionamento humano foi objeto da pesquisa desenvolvida com um bebê, conhecido como pequeno Albert. Naquele experimento implantou-se uma fobia na criança através da associação de um estímulo aversivo (som alto) a um estímulo neutro (animais peludos).
Essa conhecida e controvertida experiência foi desenvolvida por: