Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue (C ou E) os itens que se seguem, relativos a aspectos marcantes do quadro político brasileiro nas décadas iniciais do período monárquico.

Criação brasileira e sem fundamentação teórica consistente, o Poder Moderador acabou por ser responsável direto pelas crises políticas que, recorrentes em todo o Primeiro Reinado, acabaram por levar D. Pedro I à abdicação.
mostrar texto associado
Após assinatura de tratado de amizade, defesa e comércio com a Inglaterra, a elite brasileira substituiu a cultura francesa pela inglesa como referencial de sofisticação e de ideias avançadas.
Sobre a história do Brasil no século XIX, assinale a alternativa correta.

Com relação à sociedade escravista no Brasil Imperial, considere as seguintes afirmações.

I. Em razão da legislação que desde 1831 procurou coibir o tráfico de escravos africanos para o Brasil, a primeira metade do século XIX foi marcada por uma notável diminuição no afluxo de indivíduos importados da África.

II. Símbolo da prosperidade econômica no Segundo Reinado, a cafeicultura da região do Vale do Paraíba, no sudeste do Brasil, caracterizou-se pela ilegalidade na aquisição dos cativos africanos utilizados como mão de obra.

III. Compreendida desde a fundação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (1838) como um dos elementos conformadores da identidade nacional, junto com a portuguesa e a indígena, a cultura africana ocupou um lugar central na produção historiográfica imperial.

Quais estão corretas?

Considerando a administração judiciária no Império, assinale a alternativa correta.