Filtrar


Questões por página:
Se, durante décadas, o dia 13 de maio foi comemorado como a data da abolição da escravidão, recentemente o dia 20 de novembro foi instituído no Brasil como o Dia da Consciência Negra. Sobre os sentidos dessas duas datas, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) O 13 de maio simboliza uma libertação conquistada pelos escravos e pelos abolicionistas junto ao Império, que instituiu políticas de reparação aos ex-escravos e aos seus descendentes.
( ) O 20 de novembro tem se firmado como uma data que relembra a resistência escrava, pois a abolição da escravidão não ocorreu sem a luta de parte dos escravos, seja de forma coletiva organizada (quilombos), seja de forma individual (suicídio, fuga, abandono do trabalho). ( ) O 13 de maio foi resultado tanto da resistência dos escravos quanto da atuação dos abolicionistas, porém a abolição da escravidão foi um processo lento que seguiu a situação e as vontades política e econômica das elites.
( ) A razão pela demora em se estabelecer o 20 de novembro como uma data comemorativa deveu-se à escassez de indícios que confirmassem a luta política dos abolicionistas, visto que Rui Barbosa, então ministro da Fazenda do início da República, incinerou os documentos que comprovavam essas ações.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Questão Anulada

O “desembarque de Sirinhaém”, em 1855, em Pernambuco, teria sido apenas mais um dos vários episódios de contrabando de escravos, caso não tivesse dado errado. Tudo começou quando o comandante do palhabote (espécie de embarcação também utilizada para o tráfico atlântico de escravos), invés de ancorar no engenho de João Manuel de Barros Wanderley, acabou parando nas terras do seu vizinho. Este, por sua vez, prontamente denunciou o caso às autoridades. A notícia acabou ganhando grande destaque na imprensa, por ter sido o último negreiro apreendido na costa brasileira com cativos africanos a bordo.

(CARVALHO, M.J.M de. O desembarque nas praias: o funcionamento do tráfico de escravos depois de 1831. Revista de História, São Paulo, n° 167, julho/dezembro 2012. pp.223-260).

Em relação ao tráfico de escravos em Pernambuco, assinale a alternativa CORRETA.

Assinale a alternativa correta sobre o nome da revolta feita por militares e integrantes da classe média e rica da Bahia que pretendia implementar uma república. Em 7 de novembro de 1837, os revoltosos tomaram o poder em Salvador e decretaram a República Bahiense. Cercados pelo exército governista, o movimento resistiu até meados de março de 1838. A repressão foi violenta e milhares foram mortos ou feitos prisioneiros.
A abolição da escravidão em 1888, legitimada pela legislação imperial, deveu-se a diversos fatores conjunturais econômicos e políticos: pressão inglesa pela abolição do tráfico internacional, altos preços no tráfico interprovincial, pressão de grupos políticos pró- abolicionistas oriundos das elites urbanas, introdução de mão de obra livre nas lavouras cafeicultoras do Oeste Paulista a partir de 1860. Para além desses fatores, é possível também assinalar:
O Período Regencial, de 1831 a 1840, foi marcado pela ocorrência de diversas insurreições populares vindas à tona no contexto da crise política do final do primeiro reinado. A emergência de revoltas populares provinciais durante as regências pode ser explicada pela (o):