Filtrar


Questões por página:
Os gerentes de um setor da fábrica analisam periodicamente as peças produzidas para tentar detectar possíveis variações em relação ao seu valor padrão. Sabe-se que uma das dimensões de uma peça fabricada neste setor é de 5,00cm, e se quer testar se a média desta dimensão é igual ou difere de seu valor padrão. O desvio-padrão da dimensão é conhecido e igual a 0,05cm. O teste será feito com uma amostra de 4 unidades da peça e possuirá 5% de significância. Caso o verdadeiro valor da média seja de 4,95, verifique a probabilidade de que aceitemos que a média não difere de 5,00 e marque o item abaixo que apresenta o valor da potência do teste, aproximadamente.

Considerando que X1, X2, ..., Xn forem variáveis aleatórias independentes, com funções geradoras de momento respectivamente definidas por . Se Y = X1 + X2 + ... + Xn, então a função geradora de momento de Y será dada por:

Considerando que Z e W sejam variáveis aleatórias independentes que seguem distribuição normal padrão, julgue o item subsequente.

Var(2Z + 3W) < 10.

Considerando que Z e W sejam variáveis aleatórias independentes que seguem distribuição normal padrão, julgue o item subsequente.

A transformação 6Z + 3 resulta em uma distribuição normal com variância igual a 9.

Considere que Y seja uma variável aleatória geométrica que representa o número de erros cometidos por um atendente no preenchimento de formulários e que a função de probabilidade de Y seja definida por P(Y = k) = 0,9 × (0,1)k, em que k = 0,1,2, ... A partir dessas informações, julgue o item que se segue.

A distribuição Y é amodal.