Filtrar


Questões por página:
Paciente hipertenso, diabético, com doença renal crônica não dialítica, foi submetido a cirurgia de amputação de membro inferior direito por obstrução crônica periférica. No pós-operatório, foi realizada dosagem de troponina T de alta sensibilidade e encontrado valor de 97 ng/L (Valor de referência 14 ng/L). A respeito do caso clínico, assinale a alternativa incorreta.
Paciente do sexo feminino,55 anos. Antecedente de tabagismo, diabetes e obesidade. Dá entrada na sala de emergência com história de dor torácica, pior ao respirar de início há 2 horas de forma súbita, associado a dispneia. Nega irradiação da dor, náuseas, vômitos ou sudorese fria. Ao Exame físico, apresenta Pressão arterial de 110/70 mmHg, Frequência cardíaca de 110 batimentos por minutos, Saturação de oxigênio de 88%. Ausculta cardíaca e pulmonar sem alterações. Feito o diagnóstico de Tromboembolismo pulmonar agudo (TEP). Solicitado exames, com troponina 0,8 ng/ml (valor de referência menor que 0,14 ng/ml) e Peptídeo natriurético atrial (BNP) de 225 ng/ml (valor de referência menor que 25 ng/ml). Assinale a alternativa correta.

Paciente, homem,66 anos, comparece a consulta ambulatorial assintomático. Refere ser tabagista pesado. Refere que há 3 meses teve quadro de dor torácica importante, referida como pior dor da vida com irradiação para as costas. Foi ao Pronto Socorro, sendo realizado Eletrocardiograma e marcadores de necrose miocárdica que estavam normais e então recebeu alta. No exame físico, paciente não apresenta alterações. Pela suspeita diagnóstica de etiologia da dor torácica que aconteceu há 3 meses, foi solicitado o exame abaixo e o paciente traz no retorno em 1 mês, mantendo-se assintomático:


Analise as afirmativas abaixo:

I. O paciente provavelmente apresentou dissecção aguda de aorta na sua ida ao Pronto Socorro há 3 meses. Pelo achado da imagem, pode-se concluir que se trata de Dissecção de Aorta Stanford A.

II. Nos casos de dissecção crônica (caso do paciente), deve-se avaliar outros parâmetros para indicação cirúrgica, como tamanho de aneurisma de aorta, se dor refratária, Insuficiência aórtica associada.

III. Caso na ida ao Pronto Socorro tivesse sido realizada a tomografia e identificado o diagnóstico, o paciente tinha indicação cirúrgica de urgência/emergência.

IV. Deve-se prescrever medicações para manter o controle do duplo produto, ou seja, manter Pressão arterial bem controlada e frequência cardíaca próximo a 60 batimentos por minuto.

Assinale a alternativa correta

mostrar texto associado
Durante a investigação, a paciente apresentou piora da angina, atualmente em CCS III e manteve-se refratária às medicações. Realizou o cateterismo (imagem abaixo).

Analise as afirmativas abaixo: I. Paciente apresenta lesão grave em artéria coronária direita e a revascularização percutânea dessa lesão pode ser realizada visando melhora de sintomas. II. Paciente apresenta lesão em artéria coronária descendente anterior. O uso de métodos fisiológicos, como reserva de fluxo coronário (FFR) pode ser indicado para melhor avaliação e caso FFR menor que 0,8 a revascularização está indicado. III. Em situações de lesões triarteriais, com acometimento de coronária descendente anterior (DA) em porção proximal, há indicação de revascularização. Deve-se calcular o Synthax escore e caso ele for maior que 32, há indicação de revascularização percutânea (via hemodinâmica) e caso menor que 32, há indicação de revascularização cirúrgica. IV. Independente do tipo de revascularização a ser indicada (percutânea ou cirúrgica), o paciente deve receber dupla antiagregação plaquetária por 1 ano, com indicação Classe IA de diretrizes.
Assinale a alternativa correta.
mostrar texto associado
Em relação ao manejo farmacológico, assinale a alternativa que apresenta a melhor mudança terapêutica, considerando risco residual: