Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
O aumento do átrio esquerdo é um dos melhores preditores para o desenvolvimento da arritmia apresentada pela paciente, pois, para um mesmo comprimento de onda, quanto maior for a quantidade de tecido disponível, mais facilmente a reentrada será formada. Ademais, o aumento das dimensões atriais promove fibrose intersticial e desconexão elétrica entre os miócitos atriais.
mostrar texto associado
A prevalência de arritmias cardíacas, como a descrita acima, aumenta com a idade e frequentemente está associada a doenças estruturais cardíacas e a complicações que aumentam a morbimortalidade de pacientes acometidos de arritmias desse tipo.
mostrar texto associado
Um paciente com diagnósticos de diabete melito tipo 1 e hipertensão arterial sistêmica e que apresente evidências laboratoriais de proteinúria e deterioração leve da função renal deve receber tratamento anti-hipertensivo que inclua medicação inibidora da enzima conversora de angiotensina.
mostrar texto associado
A monitorização ambulatorial da pressão arterial é recomendada nas suspeitas de hipertensão do jaleco branco, de hipertensão noturna, de hipotensão ortostática e de insuficiência autonômica.

Um homem de 60 anos com índice de massa corporal de 42 kg/m2, em uso de enalapril, glimepirida e sinvastatina, procura o pronto-socorro com queixa de mal-estar indefinido, sudorese fria e desconforto retroesternal há uma hora. Os sintomas iniciaram durante uma cerimonia religiosa em um recinto cheio e abafado, quando apresentou pré-síncope. Está pálido, sudoreico, com pulso de 78 bat/min, PA = 110 × 68, com raros estertores nas bases pulmonares, com bulhas rítmicas e abafadas, com saturação de O2 = 91% em ar ambiente. O ECG mostra



Não há serviço de hemodinâmica disponível. A conduta deve ser