Filtrar


Questões por página:

Observe a figura a seguir.

Fonte: LIMA, José Eduardo de Oliveira. Cárie dentária: um novo conceito. Rev Dent Press Ortodon Ortop Facial, v.12, n.6,2007. (Adaptado).

 

 

De acordo com Ernest Newbrun (1983) a patogênese da doença cárie é resultante da interação crônica entre os seus fatores etiológicos determinantes. Neste contexto, a intersecção dos fatores etiológicos apresentados no diagrama que segue, resultará em

Os níveis de prevenção são divididos em prevenção primária, secundária e terciária. Além disso, eles se subdividem em cinco níveis, que envolvem ações empregadas para a prevenção, tratamento e reabilitação dos elementos dentais acometidos pela cárie.

As ações que envolvem o uso de produtos e substâncias fluoretadas (como água fluoretada, aplicação tópica de flúor) compreendem a ações de qual nível de prevenção à cárie:
Durante a remoção do tecido cariado no elemento 16, cavidade classe I, houve uma pequena exposição pulpar.

Para prosseguir com uma restauração em resina composta, o protocolo CORRETO de proteção do complexo dentina-polpa a ser realizado deve ser:
O uso racional dos fluoretos através da fluoretação das águas de abastecimento, do uso de cremes dentais fluoretados ou de aplicação tópica de flúor, tem sua importância altamente reconhecida na Odontologia.
A ação dos fluoretos na cavidade oral se dá através do mecanismo de:

Assinale a alternativa CORRETA:
A prevenção é fundamental para a manutenção da saúde da população e as medidas de prevenção são essenciais no serviço de saúde bucal.

As medidas de prevenção mencionadas abaixo são medidas preventivas primárias, EXCETO: