Filtrar


Questões por página:
O controle da ingestão de açúcares na dieta é importante, pois seu consumo exacerbado está ligado à formação de lesões cariosas. A alta ingestão de carboidratos fermentáveis, quando metabolizados por microrganismos, produz ácidos orgânicos que podem promover a desmineralização dental. A cárie dental é uma patologia que tem por característica ser:
Ao realizar campanhas de higiene oral, busca-se conscientizar a população sobre a importância da saúde bucal. Métodos de higienização e tipos de dieta adotada são fatores que influenciam na formação de doenças periodontais e de lesões cariosas. O fator etiológico primário para o desenvolvimento dessas patologias denomina-se:
A formação de lesões cariosas em crianças é multifatorial. Programas de instrução de higiene oral para os pais e para as próprias crianças se fazem necessários como instrumento de difusão de conhecimento, instrução quanto à própria higiene oral e também quanto à alimentação fornecida dos pais para os filhos. A higiene oral (escovação dental e uso de fio dental) tem como finalidade:
Assinale a opção que apresenta as bactérias periodontopatogênicas que, de acordo com o conceito dos complexos microbianos subgengivais de Socransky, compõem o complexo vermelho.
Um paciente apresenta-se para atendimento com uma lesão endodôntica primária com envolvimento periodontal secundário acometendo o elemento 15. Radiograficamente observa-se uma lesão cariosa subjacente a uma restauração em amálgama de prata que envolve as faces distal e oclusal.

A lesão cariosa atinge o corno pulpar por distal. A sondagem mostra profundidade de bolsa = 14mm na distal do elemento 15 com supuração e níveis de profundidade de bolsa = 3mm nas faces vestibular, palatina e mesial.

O paciente não apresenta comprometimento sistêmico, apresenta boa higiene oral e não apresenta bolsas periodontais nos outros dentes.

Assinale a alternativa que corresponde à sequência clínica que deve ser adotada no caso descrito acima.