Filtrar


Questões por página:
O diagnóstico da doença cárie é um fator essencial para a elaboração de um plano de tratamento abrangente, no qual a decisão terapêutica deve estar de acordo com os princípios de promoção da saúde e medidas preventivas, a fim de substituir intervenções desnecessárias.
Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir. I. A lesão de cárie sem cavidade apresenta a parte interna mais mineralizada que a zona superficial. II. Nas lesões ativas com cavidade em dentina, observa-se tecido amolecido, amarelado e úmido. III. Quanto maior a extensão/profundidade da perda mineral em esmalte (lesão de cárie sem cavidade), mais facilmente identificada pelo exame visual ela se torna.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
A utilização de bochechos com soluções à base de fluoretos alcançou grande popularidade no meio odontológico, difundindo-se em curto período, em praticamente todas as regiões do mundo. Atualmente, são praticados tanto na Escandinávia quanto nos EUA, no Brasil, ou na China, com mínimas variações na técnica, na dosagem e nos insumos empregados.
Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir. I. Esse tipo de aplicação não é indicado para grupo etário com prevalência mais elevada.
II. Uma das vantagens é a possibilidade de utilizar essa técnica fora do ambiente clínico, como, por exemplo, em uma escola ou creche. III. Essa técnica apresenta baixo custo.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Os enxaguatórios bucais são considerados na prevenção de cárie e gengivite, tendo uma ação coadjuvante no controle do biofilme bacteriano. Pode-se afirmar corretamente que
Sobre a técnica de restauração atraumática das lesões de cárie, pode-se afirmar corretamente que

Em relação ao diagnóstico e ao tratamento da doença cárie, considere:


I. Manchas brancas, rugosas e opacas no esmalte ou o tecido dentinário amolecido e de cor marrom clara são características de lesões inativas e, desde modo, são indicados para reverter o processo de dano tecidual, procedimentos clínicos remineralizadores.

II. A cárie dentária é uma doença crônica, de longa duração e progressão lenta, para a maioria dos indivíduos de uma população. Este padrão pode ser modificado em indivíduos com alta atividade de cárie nas quais a velocidade de progressão aumenta sensivelmente.

III. O diagnóstico da doença cárie deve ser feito através de anamnese, exames clínico e radiográfico e, quando necessário, complementado com exames adicionais para avaliar a dieta, a saliva e a microflora cariogênica do paciente.

IV. Manchas brancas brilhantes ou pigmentadas e lisas e as cavidades com tecidos dentinários escurecidos e duros são caracterísiticas de lesão ativa. Deste modo, além da intervenção restauradora, exames adicionais para avaliar a dieta, a saliva e a microflora cariogênica devem ser complementados.


Está correto o que se afirma APENAS em