Filtrar


Questões por página:
Segundo Fitz (2008), os mapas temáticos, gerados a partir do uso das técnicas de geoprocessamento devem apresentar determinadas características básicas para que possam ser facilmente entendidos por qualquer usuário, profissional ou leigo. Para se ter uma informação objetiva e de fácil compreensão da realidade espacial, deve-se atentar para:
Segundo Castrogiovani (2001), é fundamental que o aluno aprenda a fazer uma leitura crítica da representação cartográfica, sendo necessário conhecer e saber utilizar os elementos do mapa em diferentes e possíveis leituras. Na coluna abaixo relacione corretamente as operações mentais preparatórias com os elementos cartográficos.
I) Proporcionalidade II) Conservação da forma III) Interioridade/ exterioridade IV) Função simbólica
( ) Projeções cartográficas ( ) Legenda ( ) Escalas ( ) Limites e fronteiras
A Sequência da segunda coluna é:
A origem do horário de verão data do início do século XX. No Brasil, foi adotado pela primeira vez em 1931, mas não permanentemente desde então. Com a publicação do Decreto 6558, de 08 de setembro de 2008, o horário de verão passou a ter caráter permanente: é adotado em parte do território brasileiro entre zero hora do terceiro domingo de outubro e zero hora do terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte. Nesse período, os estados em que for implantado, os relógios são adiantados em 1h em relação a hora legal de Brasília.
Assinale a alternativa CORRETA sobre a porção do território brasileiro em que ocorre o horário de verão.
Sobre os fusos horários, é correto afirmar que o Brasil apresenta:
mostrar texto associado
A Cartografia na Pré-história era usada para delimitar territórios de caça e pesca. Na Babilônia, os mapas do mundo eram impressos em madeira, em forma de disco liso, mas foram Eratosthenes de Cirene e Hiparco que construíram as bases da moderna Cartografia, com o globo como forma, e o sistema de longitudes e latitudes.