Filtrar


Questões por página:
Com base na figura abaixo, assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas. Um pesquisador utilizou uma imagem do satélite ALOS, sensor PRISM, para mapear o uso do solo em um município. Para isso, realizou-se uma análise visual sobre a imagem e a separação das classes foi executada no software ArcGIS pelo processo de ________________, gerando um arquivo em formato ________________ (estrutura 1). Posteriormente, para combinar o mapa de uso do solo a outras variáveis ambientais, a fim de se gerar um mapa de fragilidade ambiental, o pesquisador converteu o mapa armazenado na estrutura 1, para outro mapa na estrutura 2, chamada de estrutura ________________. Utilizaram-se funções de ________________ para combinar o uso do solo aos mapas de declividade e classes de solos, gerando o produto de fragilidade ambiental. Por fm, criou-se o ________________ do mapa, inserindo título, norte, coordenadas e escala.
O termo resolução em sensoriamento remoto se desdobra em diferentes (e independentes) parâmetros. Com base no termo resolução em sensoriamento remoto, indique a alternativa correta.

Atente para o seguinte excerto: “A cartografia é considerada uma linguagem, um sistema de código de comunicação imprescindível em todas as esferas da aprendizagem em geografia, articulando fatos, conceitos e sistemas conceituais que permitem ler e escrever as características do território”.

Fonte: CASTELLAR, Sonia. A psicologia genética e a aprendizagem no ensino de geografia. In: CASTELLAR, Sonia (organizadora). Educação e geografia – Teorias e práticas docentes.3ª edição. São Paulo: Contexto,2014. p.45.


O texto interpreta a cartografia escolar como

Conceitos cartográficos e conceitos geográficos tais como localização, natureza e paisagem podem ser construídos e melhor trabalhados a partir de práticas cotidianas como

Atente ao seguinte excerto: “A construção do conhecimento geográfico pressupõe a escolha de um corpo conceitual e metodológico [...]. Para isso, usa a Geografia conceitos-chave, como instrumentos capazes de realizar uma análise científica do espaço.”

Parâmetros Curriculares Nacionais, parte IV Ciências Humanas e suas Tecnologias. p.32. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/ arquivos/ pdf/cienciah.pdf


Relacione corretamente os conceitos-chave da geografia propostos pelos PNCs, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.


1. Lugar

2. Território

3. Paisagem

4. Escala

5. Globalização


( ) Porção do espaço apropriável para a vida, que é vivido, reconhecido e cria identidade.

( ) Aborda os fenômenos decorrentes da implementação de novas tecnologias de comunicação e informação.

( ) Compreende o visível do arranjo espacial possuindo um caráter social, pois também é formada de movimentos impostos pelo homem.

( ) Espaço definido e delimitado por e a partir das relações de poder.

( ) Compreende não apenas a questão dimensional, mas também fenomenal, quando dedicada ao fenômeno espacial que se discute.


A sequência correta, de cima para baixo, é: