Filtrar


Questões por página:
“O entendimento do (a) ______ surge quando da extrapolação da condição do (a) ______, instante em que se atribui um sentimento cultural, particular e muito próprio ao exercício de um determinado ponto no espaço. [...] o entendimento do contexto do aluno, de como ele se vê, como se reconhece neste (a) ______, como reconhece os outros, é o primeiro passo para que compreenda outros elementos identitários, em diferentes escalas geográficas” (OLIVEIRA et al.,2020).
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
Em uma crítica à ideia moderna de progresso, a geógrafa Doreen Massey define o espaço como aberto, múltiplo e relacional, não acabado e em eterno devir, tornando-se possibilidade para a política. Esse feixe de articulações de trajetórias múltiplas determina o que a autora define como lugar, que, para Massey, é compreendido como:
Segundo o geógrafo Roberto Lobato Corrêa, as formas simbólicas tornam-se espaciais quando estão diretamente vinculadas ao espaço, apresentando os seguintes atributos primários:
A lei nº 10.639/2003 propõe que conteúdos, currículos e representações marcadas por estereótipos nos materiais didáticos sejam revistos. Para o docente de Geografia, cumprir a respectiva lei significa contribuir para uma educação que:
Pensar em um ensino de Geografia inclusivo para estudantes cegos ou com baixa visão pressupõe criar condições de acessibilidade, não apenas aos espaços físicos escolares, mas também ao conhecimento a que têm direito.
Entre essas condições, destaca-se a existência de: