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Leite e McCleary (2009), no capítulo intitulado “Estudo em diário: Fatores complicadores e facilitadores no processo de aprendizagem da Língua de Sinais Brasileira por um adulto ouvinte”, mostram que, entre os aspectos linguísticos relativos à aprendizagem da ASL destacados por Jacobs (1996) estão: a modalidade da língua, a datilologia ou soletração manual, os classificadores e os sinais não-manuais. No ritmo natural do discurso espontâneo, um destes é um dos aspectos mais difíceis de serem alcançados pelos ouvintes, exigindo uma prática muito maior do que se costuma pressupor. Marque a alternativa que, segundo os autores, apresenta CORRETAMENTE este aspecto:

Gesueli (2009), no capítulo intitulado “A narrativa em Língua de Sinais: um olhar sobre classificadores”, relata a análise feita sobre os classificadores utilizados em narrativas de duas crianças surdas na faixa etária de 6-7 anos de idade, pertencentes ao Programa “Linguagem e Surdez”, do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel O. S. Porto” (CEPRE/FCM/UNICAMP). A narrativa foi produzida em sala de aula em momentos de interação com o professor surdo e com o professor ouvinte. Os dados da pesquisa são um recorte de um momento de conversa livre, no qual a criança conta um fato vivenciado por ela juntamente com sua família e amigos. Abaixo serão mostrados os classificadores que a autora toma como referencial, presentes nos trabalhos de Pimenta (2000) e Ovideo (2000). Associe-os com as descrições que os seguem:

I) GRANDE

II) DESPEJAR ENCHER

III) TRAMPOLIM

IV) AFUNDAR E MERGULHAR


( ) A configuração da mão representa a forma de uma parte do corpo (CL-PC), no caso, a criança utiliza a mão para representar o movimento das pernas pulando.

( ) Neste sentido, consideramos como classificador do tipo descritivo (CL-D) que é utilizado para descrever a aparência, formato do objeto, tamanho do objeto.

( ) Encontramos o classificador do corpo (CL -C) representado pela parte superior do corpo, em que a criança utiliza os braços erguidos sobre a cabeça.

( ) Classificador denominado de elemento (CL-E), utilizado em concordância com o verbo para explicar a quantidade de líquido gasta para encher a piscina.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação:

No âmbito dos estudos lexicográficos e lexiológicos das Línguas de Sinais, assinale a alternativa que apresenta um item que NÃO consta no léxicon composto na pesquisa de Nascimento (2009):
A Referenciação em LIBRAS requer o estabelecimento de um local no espaço de sinalização, uma vez que se trata de uma língua visuoespacial. Dentre os mecanismos abaixo listados, aquele que NÃO satisfaz o Processo de Referenciação é:
Para Santos (2012), os classificadores são configurações de mãos que representam objetos, pessoas ou animais. Assim, as ilustrações a seguir podem ser interpretadas, respectivamente, por meio das seguintes frases: