Gesueli (2009), no capítulo intitulado “A narrativa em Língua de Sinais: um olhar sobre classificadores”, relata a análise feita sobre os classificadores utilizados em narrativas de duas crianças surdas na faixa etária de 6-7 anos de idade, pertencentes ao Programa “Linguagem e Surdez”, do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel O. S. Porto” (CEPRE/FCM/UNICAMP). A narrativa foi produzida em sala de aula em momentos de interação com o professor surdo e com o professor ouvinte. Os dados da pesquisa são um recorte de um momento de conversa livre, no qual a criança conta um fato vivenciado por ela juntamente com sua família e amigos. Abaixo serão mostrados os classificadores que a autora toma como referencial, presentes nos trabalhos de Pimenta (2000) e Ovideo (2000). Associe-os com as descrições que os seguem:
I) GRANDE
II) DESPEJAR ENCHER
III) TRAMPOLIM
IV) AFUNDAR E MERGULHAR
( ) A configuração da mão representa a forma de uma parte do corpo (CL-PC), no caso, a criança utiliza a mão para representar o movimento das pernas pulando.
( ) Neste sentido, consideramos como classificador do tipo descritivo (CL-D) que é utilizado para descrever a aparência, formato do objeto, tamanho do objeto.
( ) Encontramos o classificador do corpo (CL -C) representado pela parte superior do corpo, em que a criança utiliza os braços erguidos sobre a cabeça.
( ) Classificador denominado de elemento (CL-E), utilizado em concordância com o verbo para explicar a quantidade de líquido gasta para encher a piscina.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação: