Filtrar


Questões por página:

“Na maior parte dos organismos acumuladores/produtores de arquivos, é pouco frequente que a organização dos documentos esteja a cargo de um profissional que conheça e aplique ao seu trabalho os princípios técnicos arquivísticos. Assim, é muito raro encontrar, nestes organismos, documentos classificados de acordo com a estrutura ou com as funções que os geraram. Mais comumente, a organização dos documentos de arquivo costuma ser resumida à sua ordenação – após serem separados por tipo ou espécie, são ordenados cronologicamente, alfabeticamente ou numericamente. No entanto, tal organização não é suficiente para informar sobre os vínculos da documentação com o seu organismo produtor.”

(Gonçalves,1998.)


Através de qual ferramenta a natureza desses vínculos fica verdadeiramente clara?

Sobre os princípios arquivísticos, leia as sentenças abaixo:
I. O princípio da proveniência diz que os arquivos deveriam ser conservados em serviços de arquivo do território no qual foram produzidos, excetuados os documentos elaborados pelas representações diplomáticas. II. O fundo arquivístico é conjunto de documentos, de qualquer formato ou suporte, produzidos organicamente e/ou reunidos e utilizados por uma pessoa física, família ou organismo no exercício das atividades e funções deste produtor. III. A organicidade trata da qualidade segundo a qual os arquivos refletem a estrutura, funções e atividades da entidade acumuladora em suas relações internas e externas. IV. A teoria das três idades diz respeito à sistematização das características dos arquivos correntes, intermediários e permanentes quanto à sua gênese, tratamento documental e utilização.
Analisando as quatro assertivas acima, podemos afirmar que:

Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, o conjunto de documentos, em tramitação ou não, que, pelo seu valor primário, é objeto de consultas freqüentes pela entidade que o produziu, a quem compete a sua administração, refere-se ao:
Sobre o arquivo corrente, assinale a afirmativa INCORRETA.
Existem vários tipos de arquivos, eles dependem dos objetivos e competências das Entidades que as produzem. De acordo com os estágios de arquivamento, “o conjunto de documentos em final de vigência ou pouco consultados que ainda servem à administração” podem ser classificados como: