Filtrar


Questões por página:

Queixas físicas, sem causa orgânica, parecem comuns em serviços de saúde, mas a medicina ainda enfrenta dificuldades para conceituá-las e classificá-las. O DSM-5, na categoria de Transtornos de Sintomas Somáticos, busca uma sistematização mais clara para casos em que sintomas somáticos perturbadores são a principal queixa do paciente. Esses transtornos envolvem sintomas somáticos associados a pensamentos, emoções e/ou comportamentos desadaptativos. Diagnosticar e tratar esses pacientes é um desafio tanto para profissionais da saúde em geral quanto para os de saúde mental. Em relação a algumas condutas terapêuticas essenciais, analisar os itens.



I. Ampliar a realização de testes diagnósticos.


II. Garantir ao paciente que doenças mais graves foram descartadas.


III. Reconhecer e validar certos sintomas (empatia), desde que avaliados pelo clínico.


IV. Definir objetivos funcionais para o tratamento, além de simplesmente focar na "cura".



Está CORRETO o que se afirma:

Os critérios diagnósticos identificam sintomas, comportamentos, funções cognitivas, traços de personalidade, sinais físicos, combinações de síndromes e durações (DMS-5, p.6). Diante do exposto, assinale a alternativa correta sobre um dos sintomas do transtorno depressivo maior.

Acerca dos aspectos etiológicos e clínicos dos transtornos alimentares, assinale a alternativa CORRETA.

(https://docs.bvsalud.org/biblioref/2016/09/1845/2439-13557- 1-pb.pdf).

Assinale a alternativa CORRETA no que diz respeito aos transtornos mais frequentes encontrados em crianças e adolescentes.

No DSM-5 os seguintes transtornos compõem o capítulo “Transtorno Obsessivo-Compulsivo e Transtornos Relacionados: