Questões de Concurso
Filtrar
46 Questões de concurso encontradas
Página 4 de 10
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
IBGE
Disciplina:
Atualidades
O número de doutores, que são novos pesquisadores, superou 10 mil em 2008, mais de dez vezes mais que em 1987. A quantidade de publicações, citações e registros de patentes também cresceu. [...] O número de pedidos de proteção de propriedade intelectual em 2012 cresceu 10,9% em relação a 2011. O dispêndio nacional em C&T foi de R$ 67.999 milhões em 2011, ou 1,64% do PIB, [...]. Dados relativos a 2012 de 193 instituições científicas e tecnológicas (ICTs) mostram que a maioria [...] tem diretrizes formais para ações ligadas à inovação, proteção da propriedade intelectual e transferência de tecnologia. [...]
Revista Scientific American / Brasil – Ano 12, [s.l.], n.138, nov.2013, p.62-63.
Concurso:
DPE-SP
Disciplina:
Atualidades
Em decisão inédita, a administração de Barack Obama aprovou 13 pesquisas com células-tronco embrionárias de humanos para experimentos científicos. Pesquisadores serão financiados pelo governo dos EUA, sob uma nova política designada para expandir o apoio governamental para um dos mais promissores - e controversos - campos da pesquisa biomédica.
(http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u6607 22.shtml. Acesso em 10/12/2009)
Bush havia vetado a pesquisa com células-tronco embrionárias porque
mostrar texto associado
Ao mencionar a polêmica suscitada pela criação de células-tronco em laboratório, o texto remete, entre outras possíveis considerações, aos alimentos denominados transgênicos, produzidos de plantas geneticamente modificadas.
mostrar texto associado
Era da informação e do conhecimento, como normalmente se diz, o tempo presente é marcado pela estreita associação entre ciência e sistema produtivo. Nessa perspectiva, observa-se inegável avanço, nas últimas décadas, da biotecnologia, entendida como a manipulação do material genético de determinado organismo pela engenharia genética.
mostrar texto associado
Em face dos custos elevados e das implicações éticas inerentes ao trabalho, o sequenciamento do genoma humano foi conduzido pela Organização das Nações Unidas (ONU), dele sendo excluídas a iniciativa privada e cientistas e instituições de pesquisa de países emergentes ou pobres.