Filtrar


Questões por página:

Mulher,39 anos, foi submetida a procedimento cirúrgico de safenectomia bilateral. No pós-operatório imediato, apresentou cefaleia holocraniana de forte intensidade, que melhorava imediatamente ao se deitar. Realizada ressonância magnética que evidenciou impregnação paquimeníngea difusa e simétrica do gadolínio.


Assinale a alternativa que indica o procedimento terapêutico mais adequado nesse caso.

À paciente com diagnóstico de insuficiência renal aguda com necrose tubular aguda deve-se indicar tratamento de substituição renal (diálise) de urgência quando ela apresentar
Assinale a opção que indica a principal hipótese diagnóstica para um paciente que manifesta os seguintes sinais e sintomas: parestesia perioral, espasmos musculares, sinal de espasmo do carpo induzido por oclusão da artéria braquial decorrente de insuflação do manguito de um esfigmomanômetro acima da pressão arterial sistólica, sinal de contração involuntária dos músculos faciais (do canto da boca, olhos e nariz) induzida por percussão do nervo facial, e prolongamento do intervalo QT do eletrocardiograma (ECG).

    Um paciente de quarenta e cinco anos de idade procurou assistência médica com quadro clínico de calor, inchaço, eritema e dor intensa na primeira articulação metatarsofalangeana direita havia oito horas e desde o período da noite. Relatou que havia ingerido grande quantidade de cerveja durante o dia antes do surgimento das manifestações relatadas. O exame físico confirmou os achados mencionados. Foram realizados exames laboratoriais que evidenciaram as seguintes alterações: leve aumento nos níveis séricos de ácido úrico e presença de cristais intracelulares em forma de agulha, com birrefringência negativa no aspirado do líquido sinovial da articulação acometida.

Para o tratamento da fase aguda do principal diagnóstico envolvido nesse caso clínico, o médico deverá indicar ao paciente o uso de

Paciente na UTI em pós-operatório de cirurgia urológica (prostatectomia radical) apresenta quadro de dor torácica em região pré-cordial. O plantonista ordena a realização de um eletrocardiograma, que revela elevação difusa do segmento ST e depressão do segmento PR. O contorno da elevação é côncavo, assim como o segmento de repolarização, precoce. O provável diagnóstico é: