Filtrar


Questões por página:
Paciente,57 anos, médico, tabagista ativo, 120 anos/maço, realizava por conta própria tomografia de tórax anualmente, pois temia falecer por um diagnóstico tardio de um câncer de pulmão. Assintomático, procurou o consultório de um cirurgião torácico preocupado com o resultado do último exame. Sobre o caso em questão, assinale a alternativa correta.
Quanto ao dispositivo traqueal representado na figura a seguir, qual das seguintes opções NÃO representa uma vantagem no seu uso?
Paciente de 37 anos apresentou quadro de síndrome de Guillain-Barré com insuficiência respiratória. A equipe da UTI informa que teve dificuldade para realizar intubação orotraqueal do paciente e que, por isso, acabou realizando cricotireoidostomia. No momento, o paciente encontra-se em ventilação mecânica há 5 dias, sem previsão de desmame. Sobre esse caso, assinale a alternativa correta.
Após cerca de 30 minutos, o paciente apresentado na questão anterior evolui com PA 90X60 mmHg, FC 139bpm e turgência jugular. As bulhas eram normais e o murmúrio vesicular reduzido à esquerda. Estava pálido, sudoreico e com extremidades frias. Havia acabado de realizar a seguinte radiografia de tórax:

Com base no exposto, qual é a etiologia mais provável para o choque e qual é a conduta adequada?
Paciente,54 anos, chega ao pronto-socorro levado por bombeiros com relato de trauma automobilístico há cerca de 35 minutos. No atendimento inicial, evidenciam-se: via aérea pérvia com paciente queixando-se de dor; tórax simétrico com murmúrio vesicular levemente reduzido à esquerda, onde nota-se extensa escoriação na parede anterior do tórax; SpO2 91% com máscara de O2 12l/min; PA 170X100 mmHg; FC 115bpm; pelve estável; abdome indolor; GCS 15. Sobre o trauma torácico, é correto afirmar que