Filtrar


Questões por página:
A realização da ostomia fica, geralmente, reservada para a parte final de uma longa cirurgia, sendo muitas vezes menosprezada pela equipe cirúrgica, levando a diversas complicações pós-operatórias. Em relação a como deve ser o sítio ideal para realização da ostomia, assinale a alternativa INCORRETA.
Considerando a questão anterior, em relação à lesão ressecada, quais são o nome da operação e a anastomose realizada?
A respeito da cirurgia no paciente idoso e achados acidentais de câncer colorretal, levando em consideração sua localização no trato gastrointestinal e o seu tratamento cirúrgico, nas cirurgias de urgência para o abdome agudo obstrutivo, geralmente, o cirurgião se depara com câncer de intestino grosso. Em relação ao tratamento cirúrgico de um tumor localizado na flexura cólica direita, considerando a(s) ligadura(s) vascular(es) a ser(em) realizada(s), analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. Artéria Ileocólica. II. Artéria Cólica Direita. III. Artéria Cólica Médio. IV. Artéria Mesentérica Inferior.
A colecistectomia deve ser realizada dispondo-se de acesso à Colangiografia Intraoperatória (CIO). Isso porque a coledocolitíase não diagnosticada no préoperatório da Colecistite Crônica Calculosa (CCC) gira ao redor de 7% a 10%. Na via laparoscópica, discute-se o que fazer quando há suspeita pré-operatória de existência de coledocolitíase ou quando esta é identificada no ato operatório. Em relação aos temas e às condutas adequadas, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. Realização prévia da Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE) com papilotomia e retirada do(s) cálculo(s), seguida, cerca de 24 horas depois, por colecistectomia laparoscópica. II. Retirada do cálculo do colédoco por via laparoscópica quando houver instrumental adequado e o cirurgião estiver habilitado para tanto. III. Realização de colecistectomia por via laparoscópica e, cerca de 24 horas depois, de CPRE e papilotomia para a extração do cálculo. IV. Realização da CPRE e da extração endoscópica do cálculo no mesmo tempo operatório.
Atualmente, o material utilizado para sutura pode ser classificado, de acordo com a sua origem ou de acordo com suas propriedades químicas, em absorvível ou inabsorvível. São exemplos de fios de sutura absorvíveis: