Filtrar


Questões por página:
Com relação à síndrome do sequestro broncopulmonar, assinale a alternativa correta.
Paciente feminina,23 anos de idade, iniciou quadro de tosse, dor torácica em aperto e edema facial. Procurou atendimento médico e realizou uma TC de tórax, com presença de volumosa massa em mediastino anterior de cerca de 30 cm com conteúdo sólido e sem presença de calcificação. O exame foi complementado com ressonância de tórax, que não visualizou sinais de invasão cardíaca, artéria pulmonar e vasos da base, porém apresentou compressão extrínseca de veia cava superior sem sinais de invasão.
Qual deve ser a conduta do caso?

O enfisema pulmonar é uma doença evolutiva e progressiva em que o tratamento cirúrgico permite ao paciente uma melhora na qualidade de vida.


Uma das opções de tratamento é a cirurgia redutora de volume pulmonar, que é contraindicada na seguinte situação:

Paciente masculino,55 anos de idade, no 20º dia de pós-operatório de pneumonectomia direita, inicia com quadro de dor torácica, febre de 38º e inapetência. Realizada tomografia de tórax com presença de nível hidroaéreo sugestivo de empiema. Na broncoscopia, foi evidenciada a presença de fístula de cerca de 2 mm em brônquio principal direito.


Com relação ao empiema pós-pneumonectomia, assinale a alternativa correta.

O cirurgião de transplante pulmonar deve avaliar diversos exames do paciente doador para a adequada avaliação da utilização do órgão para transplante.
Quais são esses exames?