Filtrar


Questões por página:

Existem dois tipos de rejeição aguda do enxerto pós-transplante pulmonar: a celular, mais comum, caracterizada por infiltrado celular mononuclear perivascular e intersticial, e a humoral, mais rara, mediada por anticorpos.


Entre os sinais e sintomas apresentados a seguir, qual não é esperado na apresentação da rejeição aguda?

Paciente do sexo feminino,60 anos de idade, com relato de dispneia aos pequenos esforços, ex-tabagista 50 maços/ano, CRVM há cinco anos e neoplasia de mama operada há nove meses. Diagnosticada com pneumopatia grave, foi encaminhada para o ambulatório do Grupo de Transplante Pulmonar.


Qual das condições apresentadas por essa paciente contraindicaria a realização do transplante pulmonar?

O uso de circulação extracorpórea (CEC) é necessário como suporte em algumas situações que ocorrem durante o transplante pulmonar.
Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.

Paciente de 35 anos de idade, usuário de drogas, história de tratamento para tuberculose pulmonar em segunda linha sem melhora, apresentando episódios de hemoptise de moderado volume de repetição. Realizou broncoscopia com nova coleta de cultura positiva para TBC. O paciente foi diagnosticado pelo pneumologista com tuberculose multirresistente e encaminhado para avaliação da cirurgia torácica.

Qual seria a conduta do cirurgião torácico assistente para o caso?

Paciente de 50 anos de idade, com bom estado geral e eutrófico, com relato de tratamento de tuberculose pulmonar quando jovem, procurou atendimento médico com queixa de hemoptise recorrente. Realizada tomografia de tórax, que evidenciou cavidade em lobo superior direito de pulmão, com presença de bola fúngica em seu interior.
Como deve a condução do caso?