Filtrar


Questões por página:
Mulher de 56 anos foi submetida à laparotomia exploradora devido a quadro de obstrução intestinal de delgado associado à presença de aerobilia na radiografia simples de abdome. O diagnóstico intraoperatório é de bloqueio na região sub-hepática e cálculo impactado no íleo terminal sem sofrimento intestinal. A conduta intraoperatória cirúrgica deve ser:
A sonda ou balão de Fogarty é utilizado no seguinte procedimento cirúrgico:
Há 28 anos, paciente atualmente com 69 anos, foi submetido à gastrectomia subtotal, com reconstrução a BII pré-cólica por úlcera duodenal crônica. Há 7 anos, foi submetido à colecistectomia clássica por colelitíase. Há 40 dias, apresentou quadro agudo de dor abdominal, febre e icterícia discreta. Com suspeita de litíase coledociana residual, foi submetido à colangiografia por ressonância nuclear magnética, que revelou colédoco dilatado, com diâmetro de 2 cm e cálculo na sua porção distal. Assinale a alternativa que contém o correto tratamento a ser realizado.
Paciente de 34 anos deu entrada no pronto-socorro, vítima de queda da própria altura, com traumatismo torácico à esquerda. Queixava-se de dor local durante a respiração. Com semiologia do tórax sugestiva de hemotórax e estabilidade hemodinâmica, a radiografia do tórax revelou derrame pleural à esquerda, que foi drenado com saída de 550 mL de sangue. A indicação de exploração cirúrgica para esse caso deve-se ao seguinte:
Paciente do sexo feminino, de 27 anos, queixa-se de dor na fossa ilíaca direita, desconforto abdominal e náuseas. Refere atraso menstrual de dois dias. Apresenta temperatura axilar de 37 ºC, temperatura retal de 37,7 ºC e irritação peritoneal na fossa ilíaca direita. Durante o exame ginecológico, identificou-se dor no fundo de saco à direita com sensação de bloqueio local. Diante do quadro clínico, deve-se solicitar: