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A cultura organizacional constitui um fenômeno estudado por diversos autores, estreitamente ligado à própria identidade da organização e à forma como ela é vista por seus integrantes e pela sociedade. Os autores costumam apontar, entre os aspectos, mais facilmente perceptíveis da cultura de uma organização

Em seu livro Administração Geral e Pública, Chiavenato (2009) destaca que “[...] a cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia a dia e que direcionam suas ações para o alcance dos objetivos organizacionais [...]”. Dadas as afirmativas baseadas no comportamento e nas relações humanas das organizações, sejam públicas ou privadas,


I. Cada organização possui sua própria cultura, mantendo-a e cultivando-a.

II. A cultura é formada por hábitos e crenças necessários à manutenção da boa relação, proporcionando um clima organizacional favorável.

III. A cultura não importa para o sucesso das organizações; afinal, não há a necessidade de compreender relações humanas no trabalho.

IV. A cultura necessita está alinhada com outros aspectos das decisões da organização, além do planejamento, a organização, a direção e o próprio controle das ações.


verifica-se que está(ão) correta(s) apenas

O conjunto de hábitos e crenças estabelecidos por normas, valores, atitudes e expectativas, compartilhado por todos os membros da organização, refere-se à definição de

A diretora de recursos humanos de uma fundação privada está organizando a primeira pesquisa de clima organizacional da fundação. Ela quer escolher indicadores que permitam avaliar o clima organizacional, a fim de propor futuras ações de melhoria.


São indicadores do clima organizacional:

Com relação ao conceito de cultura organizacional, é correto afirmar que a organização informal caracteriza-se, entre outros fatores, por