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O gerenciamento de pessoas e a criação de uma identidade organizacional são de grande importância para a motivação, a satisfação e o desempenho dos funcionários. Além disso, cada organização é única, ou seja, possui as suas características próprias e específicas, seu estilo de comportamento, sua personalidade e seu DNA. “Sobre o processo de gestão e compreensão do comportamento humano nas organizações, a _____________ organizacional compreende o sistema de ações, valores e crenças compartilhados, que se desenvolve em uma organização e orienta o comportamento dos seus membros. Por outro lado, _________________ está relacionado(a) às percepções que têm os funcionários, geradas pela interação entre os membros da organização, a respeito das políticas, práticas, procedimentos e participação que são esperadas e apoiadas pela organização.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
A cultura organizacional é um sistema de crenças e valores que se desenvolvem em uma organização e direcionam o comportamento de seus membros. A cultura organizacional pode ser percebida em dois níveis: o observável e o essencial. Sobre essa temática, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. A cultura observável pode ser percebida nos elementos da vida organizacional diária.
II. A cultura essencial consiste nos valores fundamentais que moldam e guiam o comportamento das pessoas.
III. A cultura essencial contribui efetivamente para os aspectos da cultura observável, sendo considerada um nível mais profundo da cultura observável.
O Contexto Organizacional do capital humano é todo um conjunto de valores, relações, condições de trabalho e infraestrutura de suporte organizacional e divide-se em quatro dimensões. Analise as afirmativas a seguir.
I. O clima organizacional pode ser traduzido pela qualidade das relações internas e pelas condições de trabalho. II. A cultura e os valores da organização oferecem ao colaborador a possibilidade de compreender o rumo, a direção e a forma como as coisas devem acontecer na empresa. III. A saúde ocupacional é o sistema de prevenção e combate a doenças ocupacionais e sistema de apoio à qualidade de vida e promoção à saúde no trabalho. IV. A comunicação e o compartilhamento de conhecimento são componentes decisivos da sociedade do conhecimento.
Assinale a alternativa CORRETA.
No ano de 2020, uma família italiana, dona de um tradicional restaurante de elite de uma importante capital do país, perdeu sua matriarca. Ela pertencia à terceira geração da família que atua desde 1905 na cena gastronômica. A empresária era conhecida pelo sorriso gentil com que iluminava os salões de seu restaurante e pelo modo como tratava seus funcionários, capacitando-os a elaborar as secretas receitas de família. Ao longo dos últimos anos, foi entregando, paulatinamente, a gestão da “locomotiva” a seu filho, gerenciando sua aprendizagem, por ele possuir o talento da família para o ramo. Esse caso revela que a estratégia do restaurante familiar se sustenta em função de sua

Sobre o tema cultura organizacional e aprendizagem nas empresas, considere as afirmativas seguintes:

I. A identificação de novas oportunidades e a detecção de problemas não devem ser vedadas aos funcionários de linha.

II. Convênios com instituições externas de ensino devem ser restringidos, sob pena de haver contaminação na cultura organizacional.

III. Treinamento intensivo em técnicas avançadas de tomada de decisão deve ser aplicado a funcionários na primeira semana de trabalho.

Estão INCORRETAS: