Filtrar


Questões por página:
Caso Clínico: Égua Mangalarga Marchador, de 8 anos, com claudicação Grau V nos membros torácicos, sem conseguir retirar o membro direito do solo, com sensibilidade exacerbada na sola. O quadro surgiu após prova de vaquejada há cerca de 4 meses. No raio-X, a imagem do membro torácico esquerdo evidenciou laminite crônica (rotação de falange distal maior que 15º), conforme imagem abaixo.


Dadas as afirmativas sobre esse caso,
I. Uma das alternativas terapêuticas é a tenotomia do flexor digital superficial.
II. Rotações de falange distal entre 15 a 20º, se bem cuidadas, têm prognóstico bom e retorno do equino à carreira atlética.
III. Se houver perfuração de sola, uma das alternativas para combater a osteomielite é o fresamento da terceira falange.
verifica-se que está(ão) correta(s) apenas

A técnica cirúrgica de omentopexia pela fossa paralombar direita em bovinos é realizada em algumas situações clínicas específicas. Dadas as afirmativas sobre essa técnica,


I. É indicada para deslocamento do abomaso para o lado direito, além de dilatação do lado direito com ou sem torção.

II. O procedimento é realizado com o animal em posição quadrupedal, podendo utilizar-se as técnicas de anestesia local paravertebral, “L” invertido ou linear em leque.

III. Manipulações desnecessárias do duodeno durante a cirurgia podem ocasionar duodenite.


verifica-se que está(ão) correta(s)

A trepanação dos seios paranasais é procedimento de rotina em equinos. Dadas as afirmativas,


I. É um procedimento que pode ser executado com o paciente em posição quadrupedal, sob neuroleptoanalgesia.

II. É indicado primariamente para diagnóstico e tratamento de sinusites, cistos sinusais e neoplasias.

III. Em animais de 3 a 5 anos, as raízes dos molares e pré-molares maxilares estão relacionadas ao seios paranasais, sendo importante cuidado maior devido à possível danificação das raízes desses dentes.


verifica-se que está(ão) correta(s)

A compactação de intestino grosso em equinos é enfermidade comum no verão nordestino, devido à seca, falta de água e forragens com alto teor de lignina e ligno-celulose. Na maioria das vezes, qual segmento do intestino grosso é acometido primariamente e submetido à enterotomia?
O exame clínico e tratamento da arcada dentária são de fundamentais importâncias para manter a boa digestão e evitar resistências e traumas bucais durante o trabalho do equino com freio ou bridão. Qual dente apresenta interferência com a ação da embocadura, sendo preconizada a exodontia como procedimento preventivo de rotina?