Filtrar


Questões por página:
Considere os casos abaixo:

I. Homem de 22 anos com poliúria e hálito cetônico.

II. Homem de 30 anos com ptose palpebral vespertina e disfagia.

III. Mulher de 19 anos com síndrome do pânico.

IV. Mulher de 20 anos com hiperemese gravídica.

Gasometria arterial mostrando pCO2 = 28 mmHg será encontrada com maior probabilidade APENAS nos pacientes
Homem de 18 anos procura pronto-atendimento com história de dispneia e edema há alguns dias. O exame físico mostra PA de 160 × 110 mmHg, edema de face e membros inferiores e lesões pustulosas em perna direita.
O exame de urina mostra proteinúria discreta e cilindros hemáticos e nos exames de sangue creatinina de 1,57 mg/dL e diminuição do nível da fração C3 do complemento com C4 normal. Para confirmar a principal hipótese diagnóstica deste caso a conduta mais indicada, dentre as abaixo, é
mostrar texto associado

No caso em apreço, não existe a possibilidade de a paciente ser portadora de anemia devido à deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase, já que, como essa patologia está relacionada ao cromossomo sexual, ela afeta somente pessoas do sexo masculino.

mostrar texto associado

No caso em consideração, é possível que a paciente tenha deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase, doença que, geralmente, é assintomática e cujos primeiros sintomas ocorrem na infância, mas que, em alguns casos, podem ocorrer somente na idade adulta.

mostrar texto associado

O diagnóstico provável para a paciente em apreço é de anemia carencial ocasionada pela deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase. Nesse caso, deve-se afastar a hipótese de anemia hemolítica, visto que não há ocorrência de hepatoesplenomegalia.