Filtrar


Questões por página:
Julgue o item a seguir, no que se refere aos conceitos e fundamentos de ITIL, COBIT e CMMI.

Na estrutura do CMMI, as metas específicas são compartilhadas por múltiplas áreas de processo, podendo, se atingidas dentro de uma área de processo específica, ser replicadas e controladas.
Considere as definições abaixo.

I. Uma “constelação” é definida como uma coleção de componentes que são usados para construir modelos, materiais de treinamento e documentos relacionados à avaliação para uma área de interesse. Por exemplo, aquisição, desenvolvimento, serviços.

II. Uma de suas metas é definir e aprimorar um modelo de melhoria e avaliação de processo de software, visando preferencialmente às micro, pequenas e médias empresas, de forma a atender as suas necessidades de negócio e ser reconhecido nacional e internacionalmente como um modelo aplicável à indústria de software.

As definições I e II referem-se, respectivamente, ao
A representação contínua do CMMI 1.2 permite que a organização escolha o foco de seus esforços de melhoria de processo ao selecionar áreas de processo, ou conjuntos inter-relacionados de áreas de processo, que sejam mais vantajosas para a organização e seus objetivos estratégicos. Uma vez selecionadas as áreas de processo, deve-se selecionar também quanto se deseja que os processos associados àquelas áreas de processo amadureçam, isto é, selecionar o nível apropriado de
A empresa onde Paulo trabalha utiliza o CMMI-DEV para prover diretrizes para monitorar, mensurar e gerenciar os processos de desenvolvimento de software. Foi adotada a abordagem de implementação por estágios, que define 5 níveis de maturidade. No nível de maturidade em que a empresa se encontra, o conceito de inovação organizacional integra os processos de gestão de mudanças tanto em processo como na tecnologia e a importância da análise e da resolução de causas dos desvios é explicitamente enfatizada. Todas as metas específicas e genéricas correspondentes às áreas de processos foram cumpridas, incluindo os processos específicos do nível de maturidade atual da empresa, dentre os quais encontra-se o processo de

Os modelos CMMI e MPS.BR possuem níveis de maturidade que definem a capacidade da empresa para trabalhar com projetos de software grandes e complexos. Os níveis do MPS.BR permitem que a empresa implante processos de uma forma mais gradual. O nível 2 do CMMI corresponde a 2 níveis do MPS.BR e o nível 3 corresponde a 3 níveis do MPS.BR. A tabela abaixo objetiva mostrar a equivalência dos 5 níveis de maturidade do CMMI com os 7 níveis de maturidade do MPS.BR.

A coluna MPS.BR é corretamente preenchida,do nível 1 ao nível 5 do CMMI, respectivamente, com