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Concurso:
ABIN
Disciplina:
Governança de TI
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O CobiT permite às organizações reduzir os riscos de TI, aumentar o valor obtido da TI e atender às regulamentações de controle. Apesar disso, não pode ser utilizado como um guia para avaliação de bancos e instituições financeiras.
Questão Anulada
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O COBIT 4.1 está organizado em 34 processos agrupados em quatro domínios, que atuam dentro de recursos de TI classificados em pessoas, aplicações, tecnologia, infraestrutura e dados. No domínio de entrega e suporte (delivery and support), identificamse os seguintes processos específicos: gerenciamento de problemas e incidentes; gerenciamento de dados; garantia de segurança dos sistemas; educação e treinamento de usuários; e gerenciamento de infraestrutura predial.
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O COBIT, ferramenta de gestão orientada a negócios, apresenta indicadores de objetivo que definem a forma do progresso das ações necessárias para se atingirem os objetivos estratégicos da organização, que podem ser expressos sob a forma de disponibilidade de informação para dar apoio ao negócio; riscos da falta de informação e confiabilidade das informações; eficiência de custos, entre outras.
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A governança de TI contrapõe-se à ideia de que a área de TI da organização é uma caixa preta. Para tanto, ela orienta a gestão por meio de áreas de domínios relevantes, que podem contribuir na tomada de decisão com transparência quanto a recursos, prazos e prioridades, visando ao alinhamento das estratégias de TI com as estratégias de negócio. As áreas de domínio podem incluir princípios, arquiteturas e infraestrutura de TI, além de aplicações de negócios e estratégias de investimentos e operações.
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O grau de governança de uma organização pode ser avaliado, entre outras formas, por meio de níveis de maturidade dos processos de TI. O COBIT 4.1 sugere seis níveis, sendo o nível 3 caracterizado pela existência de métricas de desempenho das atividades pertinentes para monitorar e avaliar o processo em seus mínimos detalhes.