Filtrar


Questões por página:
Ainda sobre o Código de Ética dos assistentes sociais, assinale a alternativa CORRETA sobre o sigilo profissional:
De acordo com os preceitos do Código de Ética do assistente social, são deveres do(a) assistente social nas suas relações com os(as) usuários(as):
I. Garantir a plena informação e discussão sobre as possibilidades e consequências das situações apresentadas, respeitando democraticamente as decisões dos(as) usuários(as), mesmo que sejam contrárias aos valores e às crenças individuais dos(as) profissionais, resguardados os princípios deste Código. II. Democratizar as informações e o acesso aos programas disponíveis no espaço institucional, como um dos mecanismos indispensáveis à participação dos(as) usuários(as). III. Fornecer à população usuária, quando solicitado, informações concernentes ao trabalho desenvolvido pelo Serviço Social e as suas conclusões, sem resguardar o sigilo profissional. IV. Dispor de condições de trabalho condignas seja em entidade pública ou privada, de forma a garantir a qualidade do exercício profissional. V. Contribuir para a criação de mecanismos que venham desburocratizar a relação com os/as usuários(as), no sentido de agilizar e melhorar os serviços prestados.
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas INCORRETAS:
Em sua relação com assistentes sociais e outros profissionais, é dever do Assistente Social

“Posicionamento em favor da equidade e justiça social, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática”.


O texto acima refere-se a

Com relação às competências do Assistente Social, conforme disposto no Art.4º da Lei nº 8.662/1993, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.


I. Elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais junto a órgãos da administração pública, direta ou indireta, empresas, entidades e organizações populares.

II. Orientar indivíduos e grupos de diferentes segmentos sociais no sentido de identificar recursos e de fazer uso dos mesmos no atendimento e na defesa de seus direitos.

III. Planejar, executar e avaliar pesquisas que possam contribuir para a análise da realidade social e para subsidiar ações profissionais.