Filtrar


Questões por página:
O exercício profissional comprometido com os princípios que norteiam o projeto ético-político apresenta, na sua documentação, a devida e necessária competência técnica, teórica e metodológica, com autonomia e compromisso. A documentação produzida pelos/as assistentes sociais nas instituições pressupõe, como ação privativa na atuação em equipes multiprofissionais, o destaque a sua área de atuação, seu objeto, que é o que se define por

O Código de Ética do Assistente Social de 1986 foi o primeiro a romper com a concepção conservadora da profissão, expressando uma grande conquista.

Mas foi no Código de Ética de 1993 que o valor ético-político central da profissão passou a ser o(a):

Segundo a Resolução do CFESS, é vedada a realização de terapias associadas ao título e/ou ao exercício profissional do assistente social, uma vez que não constituem sua atribuição e competência.

Nesse sentido, consideram-se como terapias individuais, grupais e/ou comunitárias:

I. atividades profissionais e/ou clínicas com fins medicinais, curativos, psicológicos e/ou psicanalíticos que atuem sobre a psique;

II. atendimento a famílias ou usuários com base na Teoria Sistêmica;

III. intervenção profissional que visa a tratar problemas somáticos, psíquicos ou psicossomáticos, suas causas e seus sintomas.

Está(ão) correto(s) o(s) item(ns):

O Projeto Ético-Político (PEP) é um dos principais instrumentos da profissão em sua vertente hegemônica.

O PEP é composto por:

A Lei de Regulamentação Profissional do Assistente Social no Brasil: