Filtrar


Questões por página:
Os cirurgiões-dentistas e demais profissionais da odontologia devem atuar respeitando os preceitos descritos no Código de Ética Odontológica.

Constitui um dos deveres fundamentais do profissional que exerce suas atividades no âmbito da odontologia:
O Código de Ética Odontológica tem por finalidade regular direitos e deveres “do cirurgião-dentista, profissionais técnicos e auxiliares e pessoas jurídicas que exerçam atividades na área da Odontologia, em âmbito público e/ou privado, com a obrigação de inscrição nos Conselhos de Odontologia, segundo suas atribuições específicas”.
Sobre isso, analise as asserções a seguir:


I. É direito exclusivo dos cirurgiões-dentistas se recusarem a exercer a profissão em âmbito público ou privado onde as condições de trabalho não sejam dignas, seguras e salubres.
II. Caberá aos profissionais da Odontologia, como integrantes da equipe de saúde, dirigir ações que visem satisfazer as necessidades de saúde da população, a autonomia do sujeito, participação da comunidade, hierarquização e descentralização político-administrativa dos serviços de saúde.
III. É considerado direito fundamental guardar sigilo a respeito das informações adquiridas no desempenho de suas funções.

É CORRETO o que se afirma em
Tendo em vista o Código de Ética em Odontologia. Assinale a alternativa que contém um direito fundamental dos Técnicos em Saúde Bucal e Auxiliares em Saúde Bucal. (Resolução CFO-118/2012).
Um grupo de alunos conseguiu autorização da Direção de sua Unidade de Saúde para realizar o índice CPO-D nas crianças de 12 anos de idade de sua área de abrangência. Para realizar esse trabalho, é preciso
Após o casamento, o Senhor Logan tornou-se dependente de sua esposa Kirlan em seu plano de saúde odontológico. Como estava muito feliz com a união e com a possibilidade de ser atendido por um convênio odontológico, ele compareceu ao consultório da Doutora Airla, a qual sugeriu a troca de todas as restaurações de amálgama por restaurações de resina, para que ficassem com melhor estética. Após o encaminhamento do plano de tratamento para a equipe de auditoria, a Doutora Airla teve a proposta de planejamento negada pela Operadora Odontológica. Considerando que as restaurações de amálgama estivessem adequadas, devidamente polidas e sem nenhuma desadaptação ou falha, de acordo com a Lei nº 9.656/98, o tratamento foi negado pela operadora devido a: