Filtrar


Questões por página:
Privacidade e sigilo são princípios norteadores da prática profissional do psicólogo. Sobre a importância e os limites do sigilo profissional, o Código de Ética Profissional do Psicólogo é explícito ao afirmar que:
A ética dos profissionais da saúde mental-principalmente do psicólogo clínico- com respeito a situações limite na clínica cotidiana. Por ser um ofício que exige certa distância e neutralidade referindo-se às questões envolvidas em cada caso em particular, os terapeutas devem abster-se de preconceitos, valores culturais e opções pessoais, para poder proporcionar uma assistência transparente e eficaz para com os seus clientes. Embora estejam treinados para trabalhar desta forma, é importante reconhecer que há questões que dificultam o trabalho pelo simples fato de tratar-se de uma relação entre dois seres humanos. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. A ética do profissional da saúde mental é de tamanha redundância que exige inexoravelmente de autonomia e responsabilidade em decisões práticas vinculadas a cada caso em particular. Isto é, autonomia para julgar a adequação de seu trabalho a um determinado caso e responsabilidade para consigo mesmo e com os clientes.
II. A ética dos profissionais da saúde mental- em especial para o psicólogo clínico-, há uma conjunção de variáveis complexas que quando não consideradas dificultam o proceder no exercício cotidiano. Estas podem ser subdivididas em internas e externas, no entanto, encontram-se diretamente relacionadas entre si.
III. A responsabilidade referente ao cuidado precisa ser uma variável constante para o trabalho em âmbito clínico, de forma que a intervenção a ser realizada vise por excelência: o bem estar do cliente e do profissional.
IV. Os valores e a ética dos profissionais estão intimamente vinculados e, por isso, é preciso refletir sobre a relação direta entre o ser e o dever. O profissional prudente encontra-se situado entre os princípios e as exigências, que não apenas devem ser correspondidas, mas que também acarretam consequências.
O psicólogo poderá intervir na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outro profissional, nas seguintes situações:
I. A pedido do profissional responsável pelo serviço. II. Em caso de emergência ou risco ao beneficiário ou usuário do serviço, quando dará imediata ciência ao profissional. III. Quando informado expressamente, por qualquer uma das partes, da interrupção voluntária e definitiva do serviço. IV. Quando se tratar de trabalho multiprofissional e a intervenção fizer parte da metodologia adotada. V. Quando requisitado a depor em juízo, o psicólogo poderá prestar informações, considerando o previsto neste Código.
Estão corretas as afirmativas:
No Código de Ética Profissional do Psicólogo, é possível encontrar normas a respeito do trabalho do psicólogo em equipes multiprofissionais. O Art.12 do referido código trata da elaboração de documentos que fundamentam o trabalho da equipe. Acerca desses documentos e da responsabilidade do psicólogo, é correto afirmar que se deve

Fundamentando-se no Código de Ética Profissional do Psicólogo e nos princípios fundamentais descritos no referido código, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) O psicólogo deve trabalhar de maneira respeitosa.

( ) O psicólogo deve promover a liberdade e a saúde.

( ) O psicólogo trabalhará com irresponsabilidade social.

( ) O psicólogo trabalhará mantendo sua autoridade.