Filtrar


Questões por página:
Assinale a alternativa que NÃO é um dever fundamental do psicólogo previsto no código de ética:
O código de ética do psicólogo relata que é questão crucial para as relações que estabelece com a sociedade, os colegas de profissão e os usuários ou beneficiários dos seus serviços:

Segundo o Código de Ética Profissional do Psicólogo, são deveres fundamentais do Psicólogo:


A. Assumir responsabilidades profissionais somente por atividades para as quais esteja capacitado pessoal, teórica e tecnicamente.

B. Sugerir serviços de outros Psicólogos, sempre que, por motivos justificáveis, não puderem ser continuados pelo profissional que os assumiu inicialmente, fornecendo ao seu substituto as informações necessárias à continuidade do trabalho.

C. Fornecer, a quem de direito, informações pessoais, de pessoas, grupos e organizações a que tenha acesso no exercício profissional.

D. Fornecer, a quem de direito, na prestação de serviços psicológicos, informações concernentes ao trabalho a ser realizado e ao seu objetivo profissional.

E. Prestar serviços profissionais em situações de calamidade pública ou de emergência, sem visar benefícios pessoais.


São CORRETAS quais alternativas:

A Resolução CFP nº 010/2005 aprova o Código de Ética Profissional do Psicólogo (CEPP), sendo possível encontrar: “Toda profissão define-se a partir de um corpo de práticas que busca atender demandas sociais, norteado por elevados padrões técnicos e pela existência de normas éticas que garantam a adequada relação de cada profissional com seus pares e com a sociedade como um todo.”
Analise as assertivas a seguir:

I. Para realizar atendimento não eventual à criança, ao adolescente ou ao interdito, o psicólogo deverá obter autorização de ao menos um de seus responsáveis, observadas as determinações da legislação vigente.
II. O psicólogo, no relacionamento com profissionais não psicólogos, compartilhará somente informações relevantes para qualificar o serviço prestado, resguardando o caráter confidencial das comunicações.
III. Quando solicitado a depor em juízo, o psicólogo não poderá prestar informações, levando em conta a obrigatoriedade de manutenção do sigilo.
IV. Em caso de interrupção do trabalho do psicólogo, por quaisquer motivos, ele deverá zelar pelo destino dos seus arquivos confidenciais.
V. Para justificar as atividades em equipe multiprofissional, o psicólogo deve registrar todas as informações referentes ao trabalho desenvolvido.

Assinale a alternativa que corresponde às assertivas CORRETAS.
Conforme previsto no Código de Ética do Profissional Psicólogo, em caso de atendimento não eventual de criança, adolescente ou interdito, o profissional psicólogo