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Analise as propostas de alteração de palavras do texto, assinalando M para as que mantêm o sentido e A para as que o alteram, desconsiderando eventuais necessidades de adequação na estrutura dos períodos em que se inserem.
( ) ‘socializar’ (l.03) por sociabilizar.
( ) ‘fissurados’ (l.09) por fendidos.
( ) ‘paradoxo’ (l.12) por metáfrase.
( ) ‘performance’ (l.15) por incipiência.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) ‘socializar’ (l.03) por sociabilizar.
( ) ‘fissurados’ (l.09) por fendidos.
( ) ‘paradoxo’ (l.12) por metáfrase.
( ) ‘performance’ (l.15) por incipiência.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
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"Entre outras razões explicativas da evasão, destacam-se: a ignorância frente à matéria tributária, muitas vezes reforçada por uma legislação complexa e ambígua; a impunidade que privilegia os que não pagam impostos; a falta de percepção quanto ao uso do dinheiro público ou sua malversação, em prejuízo do exercício pleno da cidadania fiscal; a utilização imprópria de recursos judiciais; a existência de uma relação desequilibrada nas relações entre o fisco e o contribuinte." (L.56-65)
Com base no trecho acima, analise os itens a seguir:
I. Suprimindo-se os dois-pontos após "destacamse", gera-se erro de pontuação.
II. Pode-se acrescentar a conjunção "e" após o último ponto-e-vírgula.
III. Excluindo-se do trecho "muitas vezes reforçada por uma legislação complexa e ambígua" e "em prejuízo do exercício pleno da cidadania fiscal", os casos de ponto-e-vírgula poderiam ser substituídos por vírgula, à exceção do último, que também poderia ser substituído pela conjunção "e".
Analise
Com base no trecho acima, analise os itens a seguir:
I. Suprimindo-se os dois-pontos após "destacamse", gera-se erro de pontuação.
II. Pode-se acrescentar a conjunção "e" após o último ponto-e-vírgula.
III. Excluindo-se do trecho "muitas vezes reforçada por uma legislação complexa e ambígua" e "em prejuízo do exercício pleno da cidadania fiscal", os casos de ponto-e-vírgula poderiam ser substituídos por vírgula, à exceção do último, que também poderia ser substituído pela conjunção "e".
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Com base na frase "No seu entender, é lícito tudo que o beneficia" (L.54-55), analise os itens a seguir:
I. O pronome "seu" tem valor anafórico.
II. O sujeito do verbo "beneficia" é "tudo".
III. O sujeito do verbo "é" é oracional.
Analise:
I. O pronome "seu" tem valor anafórico.
II. O sujeito do verbo "beneficia" é "tudo".
III. O sujeito do verbo "é" é oracional.
Analise:
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Sobre o emprego do discurso direto no primeiro parágrafo do texto II, é correto afirmar que:
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Temos até hoje feira de trabalhadores: centenas de homens fortes acocorados esperando o "gato" selecionar os que vão trabalhar. (L.64-66)
Com relação à frase acima, analise as afirmativas a seguir:
I. O segmento que se segue aos dois pontos constitui o aposto explicativo da expressão feira de trabalhadores.
II. A expressão até hoje serve à construção do posicionamento imparcial do autor relativamente à exploração da força de trabalho humana.
III. A oração introduzida pelo pronome que contribui para a construção da ideia de restrição, pressuposta no significado do verbo selecionar.
Assinale:
Com relação à frase acima, analise as afirmativas a seguir:
I. O segmento que se segue aos dois pontos constitui o aposto explicativo da expressão feira de trabalhadores.
II. A expressão até hoje serve à construção do posicionamento imparcial do autor relativamente à exploração da força de trabalho humana.
III. A oração introduzida pelo pronome que contribui para a construção da ideia de restrição, pressuposta no significado do verbo selecionar.
Assinale: