Filtrar


Questões por página:

    Quando, em 3 de outubro de 1897, as tropas federais entraram em Canudos para o ataque final, Antônio Conselheiro já não estava à frente de seus fiéis. Havia falecido em 22 de setembro. A causa da morte não foi bem esclarecida, mas bem pode ter sido aquilo que na região era conhecido como “caminheira", diarreia. Uma prosaica e deprimente condição que vitimava, e ainda vitima, milhares de brasileiros, e que está ligada à má higiene dos alimentos e à deficiente qualidade da água.
     O cadáver foi desenterrado e decapitado, mas a cabeça não foi, como a de Tiradentes, exibida em público para escarmento da população. Não, esses tempos já haviam passado, mas foi enviada a um cientista, para ser estudada: era preciso descobrir o que havia ali, que poder misterioso — capaz de mobilizar multidões — residira naquele cérebro. Medir e estudar crânios era uma obsessão de uma época muito influenciada pela teoria do “criminoso nato", cujas características manifestar-se-iam no tipo da face e na conformação do crânio.

Moacyr Scliar. Saturno nos trópicos. São Paulo:
Companhia das Letras, 2003

Conclui-se do texto que

mostrar texto associado
Manteria a correção gramatical e o sentido original do texto a substituição de
mostrar texto associado
Assinale a alternativa que apresenta reescritura gramaticalmente correta do fragmento "Somente a fortaleza moral (...) se retifique o tumulto." (linhas de 15 a 18), sem alteração do sentido original.
mostrar texto associado
Quanto à pontuação e à coesão textual do trecho "O cientista racional, se não for esquizofrênico (...) compassivo, seja o que for." (linhas de 113 a 116), assinale a alternativa que apresenta a reescritura correta.
mostrar texto associado
Assinale a alternativa em que a reescritura de parte do texto I mantém a correção gramatical, levando em conta as alterações gráficas necessárias para adaptá-la ao texto.