Filtrar


Questões por página:

Tomando-se como referência o papel da Educação Física como componente curricular e a relevância dos elementos didáticos: conteúdo, objetivo, aspectos metodológicos, recursos materiais/instalações e avaliação para o processo de ensino-aprendizagem, assinale a alternativa CORRETA.

O currículo capaz de dar conta de uma reflexão pedagógica ampliada e comprometida com os interesses das camadas populares tem como eixo a constatação, a interpretação, a compreensão e a explicação da realidade social complexa e contraditória (COLETIVO DE AUTORES, p.17,1992). Essa afirmação expressa uma defesa de um currículo ampliado como possibilidade de superação da ideia de currículo centrado em questões técnicas que, durante muito tempo, foi hegemônico na Educação Física. Qual das opções a seguir aponta a perspectiva que faz essa defesa de currículo ampliado para Educação Física escolar?
Ao considerar que a Educação Física escolar exerce papel relevante, juntamente com os outros componentes curriculares, para o processo de construção da sociedade, é CORRETO afirmar que
Na educação infantil, os componentes curriculares também podem ser chamados de Campos de Experiência. O foco, portanto, é justamente na experiência do aluno e nos objetivos de aprendizagem de acordo com cada faixa etária.
Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os campos de experiência são:
Assinale a alternativa INCORRETA:
Por bem ou por mal, a cultura é agora um dos elementos mais dinâmicos – e mais imprevisíveis – da mudança histórica no novo milênio. Não deve nos surpreender, então, que as lutas pelo poder sejam, crescentemente, simbólicas e discursivas, ao invés de tomar, simplesmente, uma forma física e compulsiva, e que as próprias políticas assumam progressivamente a feição de uma política cultural.

(HALL,1997, p.20.)

Estudiosos modernos têm destacado como as preocupações dos pesquisadores deslocam das relações entre currículo e conhecimento escolar para as relações entre currículo e cultura. É preciso entender, que nesse viés, o educador: