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Laia o fragmento a seguir.


Os novos currículos concentram-se em torno das competências que os alunos deverão adquirir, para que possam vir a ser cidadãos de pleno direito, informados e capazes de operar mudanças sociais que se vislumbrem necessárias.”


Para a organização do currículo por competências é necessário

Leia o fragmento abaixo.


A gestão pedagógica é essencial para efetivar uma escola capaz de promover as competências indispensáveis ao enfrentamento dos desafios sociais, culturais e profissionais do mundo contemporâneo; capaz de promover as aprendizagens. A escola é um espaço de cultura e de articulação de competências e conteúdos disciplinares.

Currículo é a expressão de tudo que existe na cultura científica, artística e humanista, transposto para uma situação de aprendizagem e ensino.

SEE/2012.


A gestão curricular envolve todo o conjunto de processos e procedimentos através dos quais se tomam as decisões necessárias quanto aos modos de implementação, organização, acompanhamento e avaliação

Questão DESATUALIZADA
Sobre os componentes curriculares obrigatórios do Ensino Fundamental é FALSO afirmar que
Pelo menos três são os fatores principais a serem considerados como critérios para inclusão de Línguas Estrangeiras no currículo nacional, pensando em uma prática de pluralismo linguístico. Assinale a alternativa correta:
Para ser um participante atuante em um mundo moderno e repleto de informações é necessário se comunicar e ser capaz de uma comunicação não somente na língua materna, mas também em uma ou mais línguas estrangeiras. O ensino de língua estrangeira se faz indispensável não somente como instrumento de informação para o indivíduo, mas instrumento opositor de barreiras e porque não dizer instrumento necessário para romper fronteiras; indispensável também é estabelecer critérios para definir que línguas estrangeiras devem ser incluídas no currículo, sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo: I. Há de considerar o valor educacional e cultural das línguas, derivado de objetivos tradicionais e intelectuais para a aprendizagem de língua estrangeiras que conduzam a uma justificativa para o ensino de qualquer língua. II. Há de considerar as desigualdades de aprendizagem de línguas em comparação aos países com maior poder econômico e fatores de competição direta entre os indivíduos. III. Há de considerar as necessidades linguísticas da sociedade e suas prioridades econômicas quanto às opções de língua de significado econômico e geopolítico em um determinado momento histórico. IV. Há de considerar inclusive o posicionamento geográfico e as necessidades linguísticas que se apresentam ponderando uma conquista intelectual, não somente individual, mas também nacional. V. Há de considerar estratégias de valor educacional e cultural com objetivos comunicativos que prevalecem acima de outros objetivos.
Estão corretas as afirmativas: