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As organizações são definidas como grupos estruturados de pessoas que se formam em torno de tarefas específicas e buscam o alcance de objetivos determinados, tendo por base a distribuição de autoridade e responsabilidade. O conceito básico relacionado ao comportamento em grupo que diz respeito ao conjunto de padrões comportamentais esperados ou atribuídos a alguém que ocupa determinada posição em um grupo refere-se ao conceito de:

Sobre as relações interpessoais, analise os itens a seguir:


I. Relação interpessoal é o modo como nós, seres humanos, lidamos com o outro, como nós convivemos com os outros em uma sociedade, e nesse contexto podemos abranger as relações interpessoais no trabalho, no dia a dia, na família.


II. A relação interpessoal é um conceito dinâmico, que precisa ser continuamente analisado e avaliado, para que nosso comportamento com o outro seja sempre condizente com os valores sociais e para que estes relacionamentos interpessoais sejam sempre saudáveis.


III. Saber conviver com seus colegas de trabalho, com a equipe de uma empresa é básico para que o ambiente de trabalho seja saudável, e para que haja uma cultura organizacional produtiva e benéfica para todos os envolvidos.


IV. Há uma série de premissas que transformam as relações pessoais em experiências saudáveis e produtivas. É preciso que haja, sobretudo: empatia, ética e comunicação.


V. Manter um bom relacionamento no trabalho é essencial para a comunicação fluir melhor. Com isso, as pessoas ficam mais dispostas a cumprir os desafios, a produtividade aumenta e, principalmente, a saúde mental e física é preservada.


Estão CORRETOS:

[Questão inédita] No campo da INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, Goldman aponta 7 qualidades para que haja exercício de liderança dentre as alternativas abaixo, qual delas NÃO É uma dessas qualidades:
No seu processo de socialização num Banco público, um novo funcionário teve cada um dos seus diferentes domínios de inteligência emocional avaliados segundo cinco categorias de questões, sendo cada categoria usada para avaliar um determinado domínio.

Categoria I: Reconhece as suas próprias emoções? Conhece os seus próprios pontos fortes e limitações? Tem certeza do próprio valor e da própria capacidade?

Categoria II: Sabe lidar com emoções perturbadoras e com impulsos? Assume a responsabilidade pelo seu desempenho? Sente-se à vontade e aberto diante de novas ideias, de novo enfoque e de novas informações?

Categoria III: Esforça-se para melhorar ou para satisfazer um padrão de excelência? Alinha-se com as metas do grupo ou organização? Está pronto para agir diante das oportunidades? Persiste na perseguição das metas a despeito de obstáculos e de reveses?

Categoria IV: Pressente os sentimentos e perspectivas dos outros e assume um interesse ativo por suas preocupações? Cultiva oportunidades através de diferentes tipos de pessoas? Lê as correntes emocionais e os relacionamentos de poder de um grupo?

Categoria V: Implementa táticas eficazes de persuasão? Emite mensagens claras e convincentes? Inspira e guia grupos e pessoas? Inicia ou administra mudanças? Estimula os relacionamentos produtivos? Trabalha com os outros, rumo a metas compartilhadas?

Como resultado, o novo funcionário foi muito bem avaliado nas categorias I, III e IV e, nas categorias II e V, foi avaliado como tendo pontos a melhorar.

Diante do exposto, esse funcionário deve melhorar, quanto às categorias II e V, respectivamente, em pontos referentes aos seguintes domínios:
O conjunto de características psicológicas estáveis e definidoras do indivíduo e que também o diferencia dos outros, refletindo-se em seu comportamento em equipe, refere-se ao conceito de personalidade. Nesse sentido, a pessoa que é sociável, comunicativa, assertiva e que se sente confortável nas relações interpessoais é a que tem o modelo de personalidade denominada: