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Sobre as relações interpessoais, analise os itens a seguir:
I. Relação interpessoal é o modo como nós, seres humanos, lidamos com o outro, como nós convivemos com os outros em uma sociedade, e nesse contexto podemos abranger as relações interpessoais no trabalho, no dia a dia, na família.
II. A relação interpessoal é um conceito dinâmico, que precisa ser continuamente analisado e avaliado, para que nosso comportamento com o outro seja sempre condizente com os valores sociais e para que estes relacionamentos interpessoais sejam sempre saudáveis.
III. Saber conviver com seus colegas de trabalho, com a equipe de uma empresa é básico para que o ambiente de trabalho seja saudável, e para que haja uma cultura organizacional produtiva e benéfica para todos os envolvidos.
IV. Há uma série de premissas que transformam as relações pessoais em experiências saudáveis e produtivas. É preciso que haja, sobretudo: empatia, ética e comunicação.
V. Manter um bom relacionamento no trabalho é essencial para a comunicação fluir melhor. Com isso, as pessoas ficam mais dispostas a cumprir os desafios, a produtividade aumenta e, principalmente, a saúde mental e física é preservada.
Estão CORRETOS:
Categoria I: Reconhece as suas próprias emoções? Conhece os seus próprios pontos fortes e limitações? Tem certeza do próprio valor e da própria capacidade?
Categoria II: Sabe lidar com emoções perturbadoras e com impulsos? Assume a responsabilidade pelo seu desempenho? Sente-se à vontade e aberto diante de novas ideias, de novo enfoque e de novas informações?
Categoria III: Esforça-se para melhorar ou para satisfazer um padrão de excelência? Alinha-se com as metas do grupo ou organização? Está pronto para agir diante das oportunidades? Persiste na perseguição das metas a despeito de obstáculos e de reveses?
Categoria IV: Pressente os sentimentos e perspectivas dos outros e assume um interesse ativo por suas preocupações? Cultiva oportunidades através de diferentes tipos de pessoas? Lê as correntes emocionais e os relacionamentos de poder de um grupo?
Categoria V: Implementa táticas eficazes de persuasão? Emite mensagens claras e convincentes? Inspira e guia grupos e pessoas? Inicia ou administra mudanças? Estimula os relacionamentos produtivos? Trabalha com os outros, rumo a metas compartilhadas?
Como resultado, o novo funcionário foi muito bem avaliado nas categorias I, III e IV e, nas categorias II e V, foi avaliado como tendo pontos a melhorar.
Diante do exposto, esse funcionário deve melhorar, quanto às categorias II e V, respectivamente, em pontos referentes aos seguintes domínios: