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Questões por página:
Sobre a descrição arquivística, analise os itens abaixo:

I- Constitui a parte culminante do trabalho arquivístico por concretizar os objetivos da Arquivologia: organizar e dar acesso aos conteúdos de documentos.

II- O trabalho de um arquivo só se completa com a elaboração de instrumentos de pesquisa, que consistem na descrição e localização dos documentos no acervo, e se destinam a orientar os usuários nas diversas modalidades de abordagem de um acervo documental.

III- A respeito dos objetivos e princípios da descrição, há unanimidade; o que também ocorre quanto aos instrumentos de pesquisa e sua elaboração.

IV- A necessidade da existência da fase de descrição arquivística, advinda da arquivologia tradicional, baseia-se na impossibilidade de um usuário ter acesso físico aos documentos de um arquivo, na procura de um documento específico de seu interesse.

V- Para o auxílio ao usuário, não há necessidade de serem criadas representações ou descrições de entidades arquivísticas, onde são gravadas informações sobre atributos e relações registradas nos documentos.

Analisados os itens, estão INCORRETOS:
Analisar e denominar o documento utilizando fórmula padronizada para caracterizar a estrutura e o conteúdo do tipo documental, a partir da fundamentação dos princípios tanto da Diplomática, quanto da Arquivística, é o procedimento denominado:
A dimensão do tempo presente, e não o passado ou o futuro, onde estão sendo produzidos, preservados, acessados e utilizados, é essencial para os arquivos, diz SILVA (2017), ao concordar com Menne-Haritz, em seu “Acces – the reformulation of the new paradigma”, de 2001. E é essa dimensão que, em lugar de simplesmente alimentar o poder da burocracia, coloca os arquivos voltados para a:
JARDIM (1995) argumenta que o conceito ou noção teórica que aparece como um dos pilares da Arquivologia contemporânea, especialmente no processo de avaliação e seleção dos documentos permanentes, é de:
Ainda que argumentando que as ações culturais e educativas são “secundárias” nos arquivos públicos e apoiando-se em experiências francesas, BELLOTTO (1991,2006) sugere como atividade possível, principalmente para estudantes, a exposição de documentos arquivísticos alternando: