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A dimensão do tempo presente, e não o passado ou o futuro, onde estão sendo produzidos, preservados, acessados e utilizados, é essencial para os arquivos, diz SILVA (2017), ao concordar com Menne-Haritz, em seu “Acces – the reformulation of the new paradigma”, de 2001. E é essa dimensão que, em lugar de simplesmente alimentar o poder da burocracia, coloca os arquivos voltados para a:
JARDIM (1995) argumenta que o conceito ou noção teórica que aparece como um dos pilares da Arquivologia contemporânea, especialmente no processo de avaliação e seleção dos documentos permanentes, é de:
Ainda que argumentando que as ações culturais e educativas são “secundárias” nos arquivos públicos e apoiando-se em experiências francesas, BELLOTTO (1991,2006) sugere como atividade possível, principalmente para estudantes, a exposição de documentos arquivísticos alternando:
Na chamada classificação funcional, SCHELLENBERG (2006) aconselha, sempre que possível, para os documentos públicos que se relacionam com importantes diretrizes, opiniões e decisões políticas, que se criem:
Segundo o e-ARQ Brasil (2011), para apoiar os procedimentos e operações técnicas de gestão arquivística de documentos, além de quatro instrumentos principais, há, também, três considerados adicionais: o glossário, o vocabulário controlado e o: