Filtrar


Questões por página:
O conceito de forma está associado ao de
Em razão de sua inalienabilidade, os arquivos públicos podem ser reivindicados, a qualquer tempo, pelo Estado que os produziu. Isso confere aos documentos de tais arquivos o atributo da
De acordo com o princípio da cumulatividade, os arquivos

Sobre os cuidados com arquivos especiais, assinale V para o item verdadeiro e F para o falso.


I. Arquivo de Recorte de Jornal: os recortes de jornais são arquivados, por assunto, podendo-se aplicar qualquer um dos métodos usuais, ou seja, o dicionário, o enciclopédico, ou decimal. Desaconselha-se a colagem do recorte em folhas de papel, a fim de facilitar o processo de microfilmagem, que exige uniformidade de coloração de papéis, bem como melhor aproveitamento dos fotogramas.

II. Arquivo Fotográfico: Segundo orientação de Paes (2002) para se evitar a deterioração pela umidade e acidez, as fotografias devem ser acondicionadas em papel de pH neutro e guardadas em pastas suspensas, com suportes de plástico. Devem ser identificadas pelo mesmo código de assunto ou número de registro dado ao grupo de fotos que contêm e arquivadas pelo código de assunto principal ou em ordem numérica crescente.

III. Arquivo de Catálogo Impresso: Além da correspondência e de outros documentos convencionais, as empresas possuem também impressos e catálogos produzidos ou não por elas, e que devem receber tratamento arquivístico. O arquivamento poderá ser feito por assunto, por nome das firmas ou por artigos referenciados nos catálogos.

IV. Arquivo de fita magnética, filme e disco: Os procedimentos para o arquivamento de fitas áudio e vídeo magnético, filmes e discos, guardadas as particularidades de cada suporte, são muito semelhantes aos aplicados no arquivo fotográfico. Neste caso, o método de arquivamento mais indicado é o numérico simples. Cada rolo de fita ou filme, bem como cada disco, receberá um número de registro que os identificará e localizará no acervo.


A sequência correta de cima para baixo é:

O estudo da Gestão de Arquivos envolve uma série de terminologias que são adotadas com o objetivo de estabelecer um vocabulário uniforme para a elaboração de um glossário próprio da área. Sobre os termos adotados pela comunidade arquivística brasileira, dadas as afirmativas, I. Recolhimento é a transferência de documentos dos arquivos intermediários para os permanentes. II. Unidade de arquivamento é o instrumento de pesquisa auxiliar que atualiza as notações antigas. III. Arquivo corrente é um conjunto de documentos em curso ou que são usados frequentemente. IV. Eliminação é a destruição de documentos considerados sem valor para serem guardados. verifica-se que está(ão) correta(s)